5 Passos para você traçar as suas metas profissionais

29 de outubro de 2018

Escrito por: Redação O Amarelinho

Seja qual for a sua área de atuação e idade, a recolocação no mercado de trabalho pode ser encarada como um grande desafio e até alguns obstáculos podem surgir no meio do caminho. Isso faz com que várias pessoas desanimem e sintam mais dificuldade.

Qualquer que seja a sua situação, existe um fato que depende 100% de você e pode fazer toda a diferença na hora de mudar de vida profissional: Traçar metas profissionais de qualidade e possíveis de se concretizarem.

Passo 1 – Escreva os seus objetivos

Em um pedaço de papel comece a escrever diversos objetivos que você tem na vida. Pode misturar pessoais e profissionais. O importante é deixar claro para quando você olhar esteja esclarecido para você.

Colando em um papel seus objetivos ganham forma e estão ali estampados para você, levando até mesmo a reflexão se eles são consistentes e prioritários em sua vida.

Passo 2 – Exponha os seus defeitos e qualidades

Em um outro papel, relacione quais são os seus principais defeitos e qualidades. Eles devem ser escritos de coração e isso fará com que você faça reflexões que muitas vezes nunca foram feitas. Procure lembrar de situações que você já passou e até mesmo o que as pessoas dizem sobre você.

Não fique com medo de se expor para si mesmo. A sinceridade e a autoanálise podem te levar a lugares que te ajudarão a crescer pessoalmente, se relacionando melhor consigo mesmo e em seus ambientes profissionais.

Passo 3 – Saiba o que você precisa melhorar

Nesta mesma lista, comece a pensar quais são os pontos que você precisa melhorar e que podem ser decisivos na hora de procurar uma colocação no mercado.

Além disso, leve em consideração a sua relação de sonhos e objetivos, muitas vezes (quase sempre) as coisas irão se interligar e você poderá achar soluções inusitadas.

Passo 4 – Veja novas oportunidades

Dentro de todo cenário que você rascunhou, chegou a  hora de enxergar oportunidades. Não encare nada como problema, mas como algo que você precisa passar até chegar em seus objetivos profissionais.

Existem vários caminhos para que você consiga realizar seus sonhos profissionai. Mas, afinal, quais deles são os mais seguros, com menos riscos e mais confortáveis dentro da sua realidade? Pois é, comece a pensar em soluções e planos A, B e C.

Neste importante passo, você pensará no “como” – algo que pode mudar completamente as suas ações e planos de sucesso.

Passo 5 – Chegue a uma (ou várias) conclusões

Provavelmente você não chegará somente a uma conclusão. Outras podem aparecer e gerar ainda mais dúvidas, mas calma!

Para que tudo fique muito mais claro para você, responda estas questões básicas:

  • Qual o real motivos de chegar lá?

  • Serei feliz com isto?

Estas duas perguntas podem concluir o seu processo de construção de metas. E são as que provavelmente façam com que você bata o martelo e consiga ter mais clareza durante alguns anos.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar