Orientações para manter uma vida financeira saudável

10 de maio de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A vida financeira pode ficar complicada em certas situações. A inflação segue alta nos últimos anos e temos de lidar com muitas contas e gastos todos os meses. Este cenário justifica um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicando que o percentual de endividados no Brasil alcançou seus maiores patamares nos últimos 12 anos.

 

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic), em abril de 2022, o percentual de endividados (com dívidas em atraso ou não) atingiu a marca de 77,7%. Além disso, o número de inadimplentes (com dívidas e contas em atraso) chegou a 28,6%, a segunda maior marca desde que a pesquisa foi iniciada, em 2010.

 

Diante desse quadro negativo, as dívidas podem se tornar uma bola de neve e trazer dificuldades para muitas áreas da vida do trabalhador, de modo que a inadimplência pode fechar diversas portas e oportunidades no futuro. Por isso, cuidar da vida financeira é uma das melhores formas de contornar esse tipo de situação. Para isso, existem algumas chaves e passos a serem seguidos. Fique ligado!

 

Dicas para controlar sua vida financeira

Faça controle de gastos

Uma das melhores formas de não cair em problemas financeiros é saber para onde está indo o seu dinheiro. Nesse sentido, o controle dos gastos semanais e mensais é muito importante. Desse modo, você conseguirá entender quais atividades e situações mexem mais com o seu bolso.

 

Entenda suas prioridades

Ao seguir o primeiro passo, fica mais simples seguir adiante. A partir do momento que controlamos boa parte da saída e entrada do nosso querido dinheiro, podemos decidir quais são as prioridades financeiras. Dessa maneira, você estará apto para escolher o que é possível de se abrir mão e aquilo que é indispensável para a sua rotina.

 

Aproveite as oportunidades

A todo momento surgem oportunidades para economizar. Nesse sentido, seja em descontos diretos no valor do produto ou diante de gratuidades, isenções e projetos oferecidos pelo governo. Todos os pequenos movimentos em busca da bem-vinda economia podem ser úteis na hora de pensarmos em melhorar a nossa vida pessoal e profissional. 

 

Um respiro para a vida financeira daqueles que têm dinheiro parado

 

Nesse sentido, para aqueles trabalhadores que buscam sair de uma situação financeira desconfortável e têm recursos parados no FGTS, por exemplo, pode usar a quantia do fundo para pagar até 12 parcelas atrasadas de financiamento de imóveis.

Contudo, mais recentemente, a Caixa anunciou a possibilidade de fazer o saque extraordinário com  esses mesmos recursos, uma ótima oportunidade para começar a pôr a casa em ordem. 

 

Banner Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias