Fique por dentro do projeto igualdade salarial 2023

26 de abril de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

No mês de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que garante a igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função em uma empresa.

Desse modo, o projeto de igualdade salarial adicionou uma cláusula que empresas que não cumprirem a regra serão obrigadas a pagar uma multa equivalente a dez vezes o maior valor pago pelo empregador.

Vale ressaltar que a diferença salarial é proibida pela Constituição das Leis do Trabalho (CLT). No entanto, muitas empresas não cumprem com a lei.

 

Saiba mais sobre o projeto de igualdade salarial

Além de garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres, o projeto estabelece mecanismos para que empresas, com mais de 20 funcionários, sejam transparentes com os funcionários, garantindo a proteção de dados pessoais.

Por fim, caso seja identificada alguma diferença por motivo de gênero, raça ou etnia, o juízo determinará o pagamento de multa. Entretanto, a multa não afasta a possibilidade de indenização por danos morais, ou seja, a empresa pode sofrer aplicação de sanções administrativas em caso de desigualdade.

 

Quais são os próximos passos?

Após sancionada, o projeto vai para o Congresso, onde os deputados analisam antes de regularem. Ainda não existe um prazo para que o projeto de igualdade salarial vire lei.

 

As diferenças que as mulheres sofrem no mercado de trabalho

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a diferença de remuneração voltou a subir em 2022, alcançando 22%. Em outras palavras, uma profissional brasileira recebe, em média, 78% do que ganha um homem.

Outro dado que chama atenção é que 30% das mulheres que estão no mercado de trabalho possuem nível superior e pós-graduação, enquanto apenas 24% dos homens têm as mesmas qualificações. Mesmo assim, eles ganham até 52% a mais do que elas, exercendo a mesma função. 

 

O Amarelinho apoia a força feminina 

O Amarelinho apoia o projeto de igualdade salarial, assim como um mundo igualitário. Sendo assim, ajudamos diversas trabalhadoras a encontrar novas oportunidades diariamente. Cadastre o seu currículo e encontre o emprego que lhe traga independência e sucesso financeiro!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar