O mercado de trabalho para profissionais com Síndrome de Down

26 de abril de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Ainda existem barreiras no mercado de trabalho para profissionais com Síndrome de Down. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, apenas 5,3% dos profissionais com alguma deficiência mental estavam empregados.

Mesmo com programas de inclusão, muitas empresas excluem as pessoas com deficiência mental por falta de informações e, consequentemente, preconceito. Dessa maneira, os profissionais com Síndrome de Down são os últimos a alcançar uma oportunidade de trabalho.

O mercado de trabalho para profissionais com Síndrome de Down

O artigo 27 da Organização das Nações Unidas (ONU) garante que todas as pessoas com deficiência tenham direito e oportunidades iguais de trabalho.

No entanto, a Base de Dados da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, desenvolvida em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou que o estado admitiu 2.023 pessoas com deficiência em 2022, mesmo período em que demitiu 2.571 profissionais.

Em decorrência das dificuldades no mercado de trabalho, muitos profissionais tornam-se deprimidos e com problemas de autoestima. Portanto, é necessário novas oportunidades constantemente, assim como contratações.

Benefícios na contratação

  • Agrega valor à empresa;
  • Responsabilidade social;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Inclusão com todos os colaboradores.

Quando empresas contratam colaboradores com Síndrome de Down, elas estão ajudando a combater o preconceito. Além disso, trazem diversos benefícios para os colaboradores e para o negócio.

Lei de Cotas

A legislação brasileira conta com Lei nº 8.213/91 a fim de promover a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho. Sendo assim, empresas com 100 a 200 empregados precisam reservar no mínimo 2% das vagas para profissionais que possuem alguma deficiência. Já as empresas com 201 a 500 funcionários devem destinar 3%; as de 501 a 1.000, 4%. Por fim, as organizações com mais de mil funcionários precisam destinar ao menos 5% das vagas para esse grupo.

Encontre a sua vaga no Amarelinho

Com o objetivo de auxiliar no crescimento do mercado de trabalho, o Amarelinho possui vagas para diversos perfis, inclusive para profissionais com Síndrome de Down. Dessa maneira, cadastre o seu currículo em nosso site e encontre uma nova oportunidade.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar