Após muitas dificuldades enfrentadas pela Covid-19, os brasileiros estão encontrando o caminho tão desejado para (re)ingressar no mercado de trabalho. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), o emprego com carteira assinada aumentou entre dezembro/22 até fevereiro/23.
O relatório mostrou que, neste trimestre, 36,812 milhões de brasileiros estavam contratados por empresas privadas, enquanto as que estavam sem carteira assinada alcançaram 12,960 milhões, isto é, 349 mil a menos que no trimestre anterior.
Os setores que mais empregaram no Brasil
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), quatro setores da economia registraram saldo positivo na criação de empregos. São eles: Serviços, Indústria, Construção e Agropecuária.
O relatório ainda mostrou que Sudeste, Sul e Centro-Oeste são as regiões que mais geraram trabalhos para os brasileiros e a maioria das vagas criadas conta com remuneração entre 1 e 1,5 salário-mínimo.
Emprego de carteira assinada no primeiro bimestre
O Ministério do Trabalho revelou que 326,35 mil vagas formais foram criadas no país no primeiro bimestre deste ano. No entanto, o número representa um recuo de 37,3% quando comparado com o mesmo período de 2021, quando foram criadas 520,54 mil vagas.
Mesmo com os altos e baixos, o Brasil conseguiu superar, no final do ano passado, a taxa média de desemprego. Ou seja, o número chegou a 9,3%, menor patamar desde 2015.
4 dicas para conseguir um emprego com carteira assinada
- Pesquise as empresas e faça uma lista de onde você deseja trabalhar.
- Desenvolva as habilidades necessárias para ocupar a vaga de emprego.
- Em seguida, crie um currículo que chame a atenção dos recrutadores.
- Desse modo, compartilhe com as empresas que possuem um perfil alinhado ao seu.
Encontre o seu emprego de carteira assinada no Amarelinho
Semanalmente compartilhamos em nossas redes sociais novas vagas para todos os perfis. Nesse sentido, o Amarelinho tem a missão de conectar empresas e trabalhadores, proporcionando a transformação social por meio de oportunidades que impactam diretamente no desenvolvimento e condição de trabalho.