Qual o melhor modelo de contratação: CLT ou freelancer?

6 de abril de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Diverso,  o mercado de trabalho disponibiliza vagas para todos os tipos de contrato. Diante deste cenário, fica a cargo do profissional optar, por exemplo, pelo regime vinculado à Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) ou como freelancer.

Visto que os dois modelos são dinâmicos, o trabalhador precisa analisar os prós e contras de cada um, antes de escolher o modelo pelo qual deseja ser contratado. Em outras palavras, a opção depende muito do perfil do profissional e de suas expectativas.

 

Conheça os modelos CLT ou freelancer

CLT

Desde 1943, essa legislação garante os direitos dos trabalhadores, além de determinar regras e deveres dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho.

Freelancer

Já o profissional contratado por demanda não possui vínculo empregatício com a empresa. Dessa forma, o freelancer pode trabalhar para diversos clientes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

 

Vantagens de cada modelo

O regime CLT garante uma maior estabilidade financeira, isto é, o profissional não precisa se preocupar em procurar outras oportunidades para complementar a renda, já que o modelo garante não apenas o salário regular, acordado em contrato, mas também direitos trabalhistas, como 13º salário, férias remuneradas, vale-transporte e saque ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no caso de demissão sem justa causa.

Por sua vez, o freelancer trabalha por conta, tornando-se o seu próprio chefe. Ele também tem disponibilidade de flexibilizar seus horários e autonomia para realizar o seu trabalho. Além disso, é ele quem determina o preço pelos serviços prestados.

 

CLT ou freelancer: como escolher a melhor opção?

Primeiro, o profissional precisa avaliar o próprio perfil para, depois, verificar se a modalidade escolhida compensa para cuidar das demandas frequentes, como aluguel, alimentação e o pagamento de contas.

 

Como sair da CLT para se tornar um freelancer

Quem está com contrato sob o regime da CLT e pretende atuar como freelancer deve, como primeiro passo, criar um planejamento em curto, médio e longo prazo, para se adaptar a um novo modo de vida.

O segundo ponto, antes de efetuar a mudança, é compor uma lista de clientes para iniciar a carreira como freelancer. Fazer propaganda antecipada de seu trabalho é uma boa dica neste sentido.

 

Sua vaga está no Amarelinho

Após a escolha por uma das modalidades, aproveite e cadastre o seu currículo no Amarelinho e encontre a melhor vaga de emprego de acordo com o seu perfil. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar