Após anos de oscilações, o mercado de trabalho tem motivos para comemorar: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma queda no desemprego e novas oportunidades surgiram para os brasileiros.
De acordo com o documento, divulgado no início de janeiro deste ano, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,1%, menor número desde 2015 e resultado do retorno de consumo, ou seja, quando aumenta o poder de aquisição, o consumidor realiza novas compras, fazendo com que as empresas, consequentemente, contratem novos funcionários.
Além disso, a pesquisa também mostrou que houve crescimento de 1,3% de empregos com carteira assinada e o setor privado fechou 2022 com um aumento de 2,3% no número de trabalhadores, ou seja, resultando na contratação de 817 mil profissionais.
Tipos de desemprego
Desemprego estrutural
Ocorre quando a sociedade passa por uma mudança estrutural, isto é, novas demandas surgem em decorrência de fenômenos econômicos e/ou tecnológicos.
Desemprego conjuntural
Acontece quando o mundo está passando por desastres naturais, isto é, como pandemias ou crises ambientais.
Desemprego sazonal
Como o nome diz, é uma época em que a demanda de trabalho diminui.
Desemprego friccional
Relacionado a jovens que estão à procura do primeiro emprego, profissionais que saíram do antigo emprego para recomeçar em outro lugar e pessoas que foram demitidas e que estão à procura de uma recolocação, mas recebendo auxílios trabalhistas.
Queda de desemprego deve continuar em 2023
Ainda é cedo para determinar o futuro do mercado de trabalho. Porém, segundo especialistas, a taxa de desemprego deve continuar caindo, além de atrair jovens para o primeiro emprego e, dessa maneira, conquistando profissionais para empresas de diversas áreas.
Desse modo, as corporações devem apostar em cuidados para a saúde mental dos profissionais, já que 72% dos trabalhadores preferem trabalhar em empresas que levam o bem-estar do colaborador a sério.
Áreas em alta
Primeiramente, o trabalhador precisa entender quais são as áreas de formação que devem se destacar neste ano. Confira:
- Engenharia
- Finanças e Contabilidade
- Técnico de Informação
- Marketing
- Advocacia
Esteja preparado para o “sim” com o Amarelinho
O maior portal de vagas de emprego ajuda você a encontrar uma nova oportunidade. Diariamente, o Amarelinho atualiza o site com novas chances para você crescer e ter o sucesso que merece. Portanto, cadastre o seu currículo para alcançar novos voos.