O mercado está sempre se transformando graças à competitividade, avanços tecnológicos, globalização e cobrança por resultados, razão pela qual a resiliência profissional é tão importante. Além disso, essa competência nos ajuda a lidar com situações desconfortáveis e, ainda assim, manter a dedicação na busca pelo cumprimento de metas.
Então, vamos entender mais a fundo o que significa resiliência profissional e como desenvolvê-la? Leia o texto do Amarelinho!
O que é resiliência profissional?
Primeiro, o conceito original de resiliência é científico e vem da física, podendo ser compreendido como a capacidade de um material resistente a grandes impactos ou deformações.
Porém, no mundo corporativo, o profissional resiliente é aquele que tem firmeza de propósitos, administra bem situações desconfortáveis, supera obstáculos, tem inteligência emocional e sempre conclui suas tarefas.
Como desenvolvê-la?
1 – Acredite em você mesmo
O primeiro passo para desenvolver a resiliência profissional é ter autoconfiança e acreditar em si. Afinal, ninguém consegue crescer na carreira se não fortalecer os seus valores e entender as suas potencialidades. Ou seja, avalie suas qualidades e defeitos, verificando o que pode fazer para melhorar.
2 – Administre as suas emoções
Dentro de uma organização, sendo um líder ou um colaborador, a pressão e a cobrança por resultados será constante. Dessa forma, uma das características mais comuns dos profissionais resilientes é levar isso da melhor maneira possível.
Por exemplo: se um projeto que desenvolveu não for aprovado, você deve procurar entender os motivos, sem ficar aborrecido ou abalado.
3 – Seja empático e criativo
A resiliência pode parecer um processo exclusivamente interno, mas também depende da sua capacidade de suportar pressões e reagir de uma maneira positiva a elas. Nesse sentido, isso diz muito sobre a maneira pela qual se relaciona com o mundo exterior.
Assim, busque entender o que impulsiona o outro a se comportar de certa forma, mesmo que discorde. Abra a mente e tenha uma visão mais ampla sobre tudo. Logo, isso ajudará você a desenvolver essa habilidade.
4 – Seja otimista
Uma maneira eficaz de desenvolver a resiliência profissional é ter foco naquilo que é importante e faz sentido. Por ser uma situação delicada e complexa, é difícil não pensar em outra coisa que não seja o problema em si. Afinal, em vez de se preocupar com esse cenário, mude o olhar e procure soluções.
5 – Reduza o nível de estresse
O estresse é um grande problema na vida dos trabalhadores, causando problemas como depressão e ansiedade. Para isso, é importante ter uma válvula de escape para desviar desse desgaste, auxiliando no sucesso profissional.
Portanto, busque o apoio dos amigos e familiares, terapia, exercícios físicos, esportes, filmes, livros ou o que preferir.
Com resiliência profissional, é possível superar todas as adversidades!
O Amarelinho acompanha você no mercado
O Amarelinho deseja o seu sucesso! Por isso, compartilhamos no nosso blog, dicas para ajudar você a ingressar no mercado de trabalho. Leia os nossos artigos e nos siga nas redes sociais.
Até a próxima!