Período de experiência: Como funciona?

24 de janeiro de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A contratação de um novo colaborador exige um período de experiência para uma série de adaptações, tanto para a organização quanto para o empregado. 

 

Por isso, O Amarelinho preparou esse artigo para explicar como funciona o período de experiência. Confira! 

 

O que é o período de experiência?

 

Trata-se de uma modalidade de contrato realizado por prazo determinado. Em outras palavras, sua finalidade é verificar se o profissional tem aptidão ou não para exercer a função para a qual foi recrutado. 

 

É natural que o funcionário ou empregador não tenha as expectativas atendidas em relação a um acordo de trabalho. Ou seja, um contrato por prazo indeterminado logo no momento da contratação poderia gerar transtornos e prejuízos para ambos os lados.

 

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) possibilita a contratação temporária para que o empregador possa avaliar o potencial do empregado. Por outro lado, o funcionário também usa o período como adaptação e pode desfazer o vínculo, em caso de insatisfação. 

 

Qual é a duração?

 

De acordo com o artigo 445 da CLT, o período de experiência não poderá exceder 90 dias. Todavia, o empregador pode optar por uma duração menor. Também são comuns contratos de 45 dias prorrogáveis pelo mesmo período. 

 

É importante ressaltar que não existe uma regra que defina qual é o tempo mínimo para o contrato de experiência. Logo, o empregador não é obrigado a fazer o contrato por 90 dias. Às vezes, o prazo do contrato pode ser de 30 dias e sua renovação de 60 dias, ou outras formas que permitam a avaliação de ambas as partes. 

 

Como funciona a demissão no período de experiência?

 

A empresa tem o direito de demitir o colaborador em caso de mau desempenho. Se a demissão acontecer ao final da experiência, ela fica isenta da indenização de 40% sobre o FGTS e também não há o aviso prévio. 

 

Desse modo, o empregador deve comunicar que não vai contratar o empregado de forma definitiva, dando baixa na Carteira de Trabalho digital por meio do e-Social. 

 

Cadastre seu currículo no Amarelinho

 

Ciente dessas informações, saiba que O Amarelinho é o site perfeito para quem busca recolocação profissional! Cadastre seu currículo e receba vagas de emprego. Acompanhe nossas redes sociais e confira nosso blog com conteúdos exclusivos que ajudarão você a ter um bom desempenho nos processos seletivos.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar