Boa conduta em processos seletivos

23 de janeiro de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A busca pela vaga dos sonhos se inicia com uma boa conduta à frente do entrevistador. É nesse primeiro contato que a empresa avalia se você é realmente um candidato interessante para fazer parte da equipe.

Para isso, é importante se preparar para essa ocasião e estar a par das informações sobre a empresa, a vaga, o mercado de atuação e perguntas que aparecem frequentemente. A essa altura do campeonato, não é aceitável se abalar com questões como: “cite seus defeitos” ou “como você se vê daqui a 5 anos”.

Por fim, estando pronto para a entrevista e com as suas respostas em mente, sem necessariamente precisar decorá-las, você ficará mais próximo da sua vaga e mostrará respeito à empresa. Confira outras ações que são vistas como boa conduta no momento do processo seletivo.

Seja sincero

Dizer a verdade no processo seletivo é a melhor coisa a se fazer. A relação entre funcionários e empresa não pode começar com mentiras, já que isso afeta o elo de confiança que a organização estabelece com seus colaboradores. E isso inclui falar a verdade sobre os trabalhos executados e atividades realizadas por conta de sua experiência. 

Mantenha o respeito

O básico precisa ser dito e seguido. É o princípio de toda boa conduta: o respeito entre o candidato e o entrevistador. Por isso, confira algumas dicas:

  • Seja sutil;
  • Ouça com atenção;
  • Espere o momento certo para falar;
  • Chegue no horário combinado;
  • Vista roupas que condizem com a situação.

Dicas que valem para as empresas

Embora quem queira passar uma boa impressão seja o candidato, a empresa também deve seguir alguns passos para transparecer uma boa conduta no processo seletivo. Fique atento para casos em que a organização esteja conduzindo a seleção de maneira antiética.

Análise e descrição do cargo

Internamente, a empresa deve rastrear setores que necessitam de reforços ou novos ares. Assim, os candidatos conhecem a vaga e suas atividades no dia a dia. Afinal, não é justo cobrar por algo que o trabalhador não foi contratado para fazer. 

Também é necessário analisar os perfis que melhor se encaixam com a oportunidade, mas não perder muito tempo em ensinar a nova pessoa, a menos que isso tenha sido conversado previamente.

Realização de testes

Em algumas áreas, a implementação de testes para contratação pode ser um grande fator para a seleção do candidato. Por isso, realizar um teste justo e que condiz com o cargo é uma boa conduta para a sequência do processo seletivo.

Feedbacks

Por fim, as etapas de seleção fazem com que o candidato treine, entenda e evolua para as próximas vezes. Portanto, a empresa precisa dar o feedback para os concorrentes que não foram aprovados. 

Colocando a boa conduta em ação!

Para se dar bem no processo seletivo, basta estar preparado e agir com boa conduta. Certamente, você está mais preparado para buscar sua vaga depois dessas dicas. Então, um bom lugar para encontrar sua oportunidade é no site do Amarelinho! Cadastre seu currículo e veja a vaga que mais combina com você. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar