Segundo o Instituto de Pesquisa Britânico Mind, 42% das pessoas já pensaram em pedir demissão por falta de saúde mental no trabalho. Além disso, quase todos os entrevistados já perderam um dia de serviço devido à pressão, à falta de energia e ao nervosismo causado pelo ambiente corporativo.
Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que os transtornos mentais atingem cerca de 30% dos trabalhadores em todo o mundo. Portanto, são mais de 300 milhões de pessoas com depressão e mais de 260 milhões têm transtornos de ansiedade.
Muitos não se preocupam com isso e, como consequência, os números só aumentam. Então, vamos compartilhar 6 segredos para evitar o esgotamento emocional. Confira!
Melhorando a saúde mental no trabalho
1 – Fale sobre os seus sentimentos
Falar o que está sentindo pode ajudar você a lidar com os momentos de estresse e sobrecarga! Dessa forma, procure alguém de confiança e expresse tudo o que sente. Pode ser um colega de trabalho, seu supervisor ou um amigo de fora do serviço. Ter um acompanhamento psicológico também trará muitos benefícios.
2 – Seja resiliente
A resiliência pode transformar situações difíceis em desafios estimulantes. Segundo a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, pessoas com essa característica adquirem mais saúde mental no trabalho e lidam melhor com a pressão.
Ou seja, para desenvolver essa habilidade, exercite a positividade e acredite mais em si. Mantenha-se flexível para enfrentar diferentes desafios e aprender com cada um deles.
3 – Mantenha-se ativo
Praticar atividade física influencia positivamente a saúde mental! Sabe por quê? Uma vez que as atividades são feitas, aumenta a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor, como a serotonina e a endorfina.
Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard revela que apenas 15 minutos de caminhada por dia reduzem os riscos de depressão em 26%.
4 – Não se isole
Relacionamentos são fundamentais e contribuem para nossa saúde mental no trabalho! Nesse sentido, faça amizade com os colegas e, no momento das pausas, procure conversar sobre outros assuntos que não envolvam a rotina de vocês.
5 – Faça pausas
Pequenos intervalos aumentam a produtividade, reduzindo a tensão e melhorando o foco. Assim, as pausas recomendadas podem ser de até 5 minutos e ajudarão a descansar a mente e se preparar para a próxima atividade. Aproveite para se alongar, pegue um café ou uma água.
6 – Peça ajuda
Às vezes, é impossível dar conta de fazer tudo sozinho. Ter a responsabilidade de entregar muitas demandas com prazos curtos, por exemplo, pode aumentar seu estresse emocional. Portanto, é muito importante pedir ajuda e saber delegar as tarefas.
Se você sentir que sua carga de trabalho está saindo do controle e o(a) sobrecarregando, converse com seus superiores.
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