Você já ouviu falar sobre lesões por esforços repetitivos? Elas são causadas pelo movimento constante de musculaturas exigidas para fazer determinadas atividades.
De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na região Sudeste do Brasil, a cada 100 trabalhadores, um é portador de lesão. Vamos nos aprofundar melhor no assunto?
Sintomas de lesões por esforços repetitivos
Os sintomas são: dor, inchaço, formigamento e até mesmo rigidez do músculo. Sendo assim, esses problemas impedem o colaborador de continuar trabalhando.
Como evitar esse problema?
Como uma das causas das lesões por esforços repetitivos é a falta de postura adequada no local de trabalho, algumas medidas simples contribuem para evitar o problema. Portanto, máquinas, equipamentos e lugares (para quem trabalha sentado) podem ser adaptados de acordo com a altura e atividade de cada colaborador.
Cuidados além do trabalho
A falta de atividades físicas também contribui para um enfraquecimento muscular favorecendo o adoecimento. Desse modo, até atividades simples, como passar um rodo, merecem atenção: “As pessoas têm a ideia errônea de que se repetir um movimento várias vezes, vai fortalecer naturalmente e não vai, vai desgastar e sobrecarregar”, aponta o professor doutor Fabrício da Fontoura, do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade La Salle.
Como é o tratamento?
O tratamento de lesões por esforços repetitivos depende da patologia desenvolvida e do grau em que se encontra. Sendo assim, os médicos prescrevem medicamentos tanto para a diminuição da dor como para evitar a evolução da doença. Além disso, também podem indicar fisioterapia (com foco na reabilitação corporal), aplicação de injetáveis e cirurgias, e repouso para impedir o agravamento da lesão.
Siga o Amarelinho nas redes sociais
Além do blog, o Amarelinho compartilha conteúdos exclusivos nas redes sociais. Siga o Instagram e curta a página no Facebook. Ao mesmo tempo, você pode cadastrar o seu currículo no nosso site. Todo dia tem novas vagas disponíveis para você.
Até a próxima!