Profissionais PcD: como deve ser a integração?

6 de dezembro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

No dia 24 de julho, acontece mais uma celebração da Lei 8213/91, que trata das cotas para pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Ela veio para confirmar que a integração de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho é fundamental para os dois lados, empregado e empregador. Para o primeiro, que está sendo incluído em um ciclo de oportunidades de trabalho, uma vez que ela pode demonstrar a capacidade de exercer suas funções. E para as empresas, pois é ótimo ter em suas dependências uma maior diversidade de pessoas participando da tomada de decisões.

Com PcDs atuando na empresa, será possível também ter uma melhor compreensão de quais são as necessidades delas, que podem contribuir mais efetivamente, com suas opiniões, para a evolução da acessibilidade. 

 

Integração de profissionais PcD

Por isso, o momento de integração ao funcionamento desses profissionais deve estar apoiado nas seguintes etapas.

  • Fornecer um treinamento específico ao funcionário;
  • Adaptar o ambiente de trabalho às necessidades do profissional e sua deficiência;
  • Realizar um alinhamento com o time para a melhor adaptação do novo funcionário de acordo com as necessidades especiais.

 

Acompanhamento no dia a dia

Cumpridas as etapas, é necessário analisar como a integração dos profissionais com deficiência está sendo feita no dia a dia, bem como a relação de trabalho deles se estabelece com outros funcionários e como se dá a adaptação à função.

A conversa com o profissional e com quem gera essa integração é fundamental para a evolução do processo, além, é claro, de um feedback. O intuito é que haja uma ação contínua, a fim de melhorar as próximas integrações.

 

Apoio e respeito

Os funcionários contratados precisam ser respeitados, apoiados, valorizados e incluídos. Portanto, essa integração deve ter um impacto profissional positivo, dando-lhes oportunidades de crescimento e reconhecimento na carreira. De fato, as empresas devem pensar em como criar uma cultura inclusiva, na qual todos se sintam confortáveis no trabalho.

 

Condições de trabalho adequadas para pessoas com deficiência

Há muitos fatores que fazem de uma empresa um bom lugar para se trabalhar. Um deles é a qualidade do ambiente de trabalho, que inclui um escritório confortável, bons horários de trabalho e boas relações.

Então, para manter os funcionários bem acolhidos, tanto pelo espaço físico com adaptações, quanto pela cultura inclusiva, é necessário entender a necessidade especial de cada indivíduo, para que ele se sinta incluído.

 

Onde encontrar vagas para profissionais PcD?

Agora que você já sabe como funciona a integração por parte das empresas, é hora de buscar uma vaga de emprego no Amarelinho! O site conta com oportunidades de inclusão para você no mercado de trabalho. Cadastre seu currículo e boa sorte.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar