Mais um edital publicado! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com inscrições abertas, até 3 de outubro, para concurso que reserva 1.000 vagas para o cargo de técnico do seguro social em todo o Brasil. A previsão de aplicação da prova é 27 de novembro.
Então, o candidato precisa ter concluído, até a data da posse, o ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, a idade mínima para ocupar o cargo é de 18 anos.
De acordo com edital publicado, a taxa de participação é de R$85,00, porém, é possível solicitar isenção total do valor. Para mais informações, acesse o edital. As inscrições devem ser feitas no site.
Número de vagas
ABCD (3), Araçatuba (6), Araraquara (10), Bauru (6), Campinas (6), Guarulhos (7), Jundiaí (10), Marília (8), Osasco (7), Piracicaba (7), Presidente Prudente (7), Ribeirão Preto (8), Santos (10), São João da Boa Vista (7), São José do Rio Preto (9), São Paulo (8), Sorocaba (9) e Vale do Paraíba (9).
Desse modo, do total das vagas, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência e 20% aos candidatos negros. No edital publicado diz que o candidato que se enquadrar nessas condições deverá optar por concorrer a essas oportunidades específicas.
Processo seletivo
Logo, etapas de avaliação estarão sob responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e preveem provas objetivas e curso de formação, ambos de caráter eliminatório e classificatório.
Provas objetivas
Assim, as provas terão a duração de 3h30 minutos e contarão com 120 questões de língua portuguesa, ética no serviço público, raciocínio lógico-matemático, conhecimentos específicos de seguridade social, além de noções de direito constitucional, direito administrativo e informática.
Por fim, o conteúdo programático está no edital publicado. O curso de formação será realizado apenas pelos aprovados nas provas objetivas e deve acontecer nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Remuneração e atribuições segundo o edital publicado
Então, os aprovados no concurso receberão remuneração bruta inicial de até R $5.905,79 por uma jornada de 40 horas semanais. Ou seja, cabe ao técnico do seguro social atender ao público, assessorar os superiores em processos administrativos, entre outras atividades.
O Amarelinho apoia seu crescimento
O Amarelinho é um portal de oportunidades! Além das vagas de emprego, publicamos informações sobre programas de capacitação profissional, concursos públicos e tudo que rola no mercado de trabalho.
Cadastre seu currículo e acompanhe nosso site!