Confira pontos importantes da estabilidade profissional

16 de agosto de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A estabilidade profissional é uma das maiores conquistas que o trabalhador possui por meio de algumas situações previstas pela CLT. Logo, ele consegue a tranquilidade tão desejada para focar e se aprimorar na carreira. Porém o que significa esse termo? Quais são seus benefícios? Em quais cenários ela se aplica? Hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esse tema.

Dessa maneira, trabalhadores da iniciativa privada e funcionários públicos têm proteção e não podem sofrer demissão por um determinado tempo. São diversos fatores que podem gerar a estabilidade profissional, mas cada um contém a sua especificidade e característica particular.

 

Situações que garantem estabilidade profissional de acordo com a CLT

 

Acidentes no trabalho

Nessas situações, os trabalhadores que sofrerem algum acidente ou doença ocupacional, terão estabilidade de 12 meses no emprego a partir do fim do auxílio-doença. A saber, esse tipo de cobertura vale para profissionais que passaram mais de 15 dias longe dos afazeres. Caso o prazo seja menor, não existe a possibilidade de usufruir do benefício.

 

Gestantes

A gestação é outro momento que gera estabilidade profissional. Assim sendo, as trabalhadoras não podem ser demitidas desde o momento que descobrem a gravidez até 5 meses após a realização do parto. A estabilidade não vale para mulheres que engravidarem em período de experiência, uma vez que o prazo final do contrato de trabalho já está certo entre as duas partes. 

 

Outras situações que podem gerar estabilidade profissional

 

Além das condições já citadas, dirigentes sindicais e trabalhadores indicados às funções de direção para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) têm garantias de permanência no cargo. Isso ocorre a partir da nomeação até um ano após o final do mandato.

Demais profissionais que possuem estabilidade dentro de seus cargos de trabalho são os funcionários públicos, que costumam assumir a função por meio de concursos. Nesse sentido, eles não podem ser exonerados. Para isso ocorrer, é preciso que o servidor descumpra uma das leis existentes para seu cargo e seja aberto um processo administrativo disciplinar.

 

Procurando estabilidade profissional?

Não deixe de conferir as oportunidades do Amarelinho. Cadastre seu currículo e veja as oportunidades exclusivas. Além disso, aqui você encontra ótimas dicas de cursos gratuitos. Dessa forma, pode investir ainda mais na sua carreira. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar