Entender a relação trabalhista é muito importante para todos que almejam conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Ter ciência sobre cada parte do processo de contratação é essencial para não cair em uma furada, ao ingressar na profissão e desempenhar suas funções. Além disso, ao conhecer os principais aspectos dessa relação, você estará preparado para cumprir seu papel de maneira consciente.
Principais características da relação trabalhista
Pessoalidade
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a pessoalidade é um dos pontos cruciais para a relação de trabalho. Isso quer dizer que o profissional deverá cumprir as suas funções de maneira pessoal, sem que as tarefas sejam realizadas por terceiros ou outros indivíduos em seu lugar. Dessa maneira, o vínculo empregatício não pode existir entre empresas, e sim com pessoas físicas.
Subordinação
Outra característica muito importante para que as relações trabalhistas sejam aceitas dentro das leis trabalhistas é a subordinação. Nesse sentido, o colaborador deverá cumprir aquilo que foi acordado junto ao contratante de maneira subordinada, como horários de trabalho, tarefas e responsabilidades.
Onerosidade
Aqui a parte que mais interessa ao funcionário. Segundo as leis trabalhistas, no vínculo acordado deve haver remuneração. Ou seja, o trabalho não pode ser feito de graça. Para toda questão salarial e outros ganhos do contratado existem regras e regulamentação, incluindo FGTS, décimo-terceiro, salário mínimo, entre outros benefícios.
Habitualidade
Toda relação trabalhista é composta pela continuidade. Nesse sentido, a habitualidade é um ponto fundamental para que exista o vínculo empregatício. O funcionário deve cumprir a carga de trabalho de maneira constante, sem ser algo eventual ou pontual. Portanto, qualquer tipo de trabalho, seja um “bico”, serviço isolado ou informal, não pode ser considerado e enquadrado dentro das relações trabalhistas.
O valor da relação trabalhista
Esse é um tema de muito valor para o trabalhador. É por meio dele que terá como se proteger e exercer suas atividades com tranquilidade. As leis trabalhistas têm a função de defender o empregado e garantir que todo o seu esforço não será em vão no final do mês. Sendo assim, fique atento nessas particularidades e cuide apenas do necessário para crescer ao longo da sua carreira.
Ache uma vaga de emprego no Amarelinho
Sabia que no nosso site toda semana tem novas vagas para você? Portanto, basta acessá-lo, cadastrar o seu currículo e pronto. É só colocar as nossas dicas em prática e dizer adeus ao desemprego. Aproveite e boa sorte!