Confira as melhores dicas de preparação para concursos

24 de junho de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Se as remunerações atraentes e a estabilidade de uma carreira pública atraem você, preste atenção: primeiramente, a preparação para concursos públicos começa muito antes da divulgação de um edital. Por isso, é importante estar atento às novidades, temas relevantes, provas anteriores e bancas organizadoras é essencial para quem busca uma vaga.

Importância em se preparar

Inicialmente, o planejamento para concursos é a chave para quem deseja a aprovação. Isso acontece, pois existem inúmeras possibilidades e, mesmo bem preparado, talvez você não consiga passar de primeira, principalmente nos certames mais concorridos. Nesse sentido, é importante reconhecer seus limites, entender a curva de aprendizado e persistir até alcançar, já que é uma vaga dos sonhos para muitos.

Alguns pontos importantes 

O mundo dos concursos públicos

Pela infinidade de opções que aparecem a todo momento, fica complicado focar no primeiro concurso. Por isso, é muito importante estar atento aos seguintes critérios:

  • Nível da seleção: fundamental, médio, superior e técnico;
  • Local da atuação;
  • Salário e benefícios;
  • Carreira;
  • Jornada de trabalho;
  • Área de atuação.

Se organizando para estudar

Contudo, após essas definições, muitas pessoas ficam perdidas na hora do estudo. Portanto, pesquise sobre temas frequentes dos últimos certames e editais anteriores. 

No entanto, você pode encontrar essas informações com uma simples pesquisa no Google. No momento em que se organizar, crie pastas e selecione os assuntos por matéria. 

Dessa forma, ficará mais fácil perceber quais são os assuntos mais recorrentes nas provas.

Como fica a rotina?

Ter um plano de estudos certamente contribui para a aprovação. A preparação funciona por etapas e exige disciplina para que sejam atingidos os objetivos. 

Entretanto, não se esqueça de incluir na sua rotina momentos de pausa e de lazer. Afinal, um cérebro cansado pode atrapalhar os estudos.

Estudando pra valer. E não só o conteúdo

Desse modo, é um consenso entre os grandes especialistas em concursos públicos: quanto mais provas anteriores você fizer, mais estará preparado. O motivo? Cada banca organizadora costuma seguir um padrão de perguntas e respostas. 

A Cebraspe, por exemplo, utiliza a modalidade de “certo ou errado”. Em contraste com a Fundação Carlos Chagas que opta por múltipla escolha. Além disso, assistir as videoaulas, participar de preparatórios, criar mapas conceituais e fazer revisões aumentam sua curva de aprendizado.

Atenção aos editais publicados

Com intuito de ajudar, na imersão do tema, no último dia 20 de junho, mais de 160 concursos públicos abriram inscrições, que juntas somam quase 16 mil vagas. Dentre as mais relevantes constam editais para:

Essas são ótimas oportunidades de começar no mundo dos concursos. 

Hora de agir!

Por fim, ficou mais interessado por esse assunto e quer criar uma preparação para concursos? Acompanhe o blog do Amarelinho. Temos uma área específica sobre o assunto com dicas e editais relevantes. Confira clicando aqui

Além disso, o Amarelinho é um veículo de divulgação de vagas, caso tenha interesse, acesse o site e confira vagas das mais diversas áreas. Boa sorte!Banner Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Publicidade ba

Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar