Maneiras de fazer perguntas no processo seletivo

21 de fevereiro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Fazer perguntas no andamento do processo seletivo pode ser fundamental para o momento da sua contratação. Entrevistas e dinâmicas para conseguir um emprego podem parecer muito assustadoras, mas é importante demonstrar interesse e curiosidade sobre a vaga do melhor jeito possível. Dessa maneira, questionamentos durante essas etapas são bem-vindos, mas desde que feitos com muita cautela para não ultrapassar os limites aceitáveis.

Isso porque existem diversas regras de comportamento impostas durante a seleção. Tudo é avaliado nesse momento ainda incerto para contratante e candidato, desde a hora da chegada, a maneira de se portar com os funcionários da empresa que está disponibilizando a vaga, o tom da fala durante a entrevista e a escolha das palavras. Contudo, é preciso saber como ir além e perguntar sobre a empresa ou oportunidade de trabalho, sem parecer invasivo ou passar por cima dessas regras preestabelecidas.

Diante dessas recomendações, passamos a algumas dicas fundamentais para responder à seguinte questão: como fazer perguntas no ou sobre o processo seletivo. Veja! 

Como fazer perguntas no processo seletivo

Entenda o contexto

Esse ponto é fundamental para qualquer diálogo durante a entrevista de emprego. Falar sempre dentro do contexto estabelecido pelos entrevistadores mostra que você está atento sobre o assunto do momento. Além disso, a conversa irá fluir com muito mais facilidade, o que poderá aumentar consideravelmente o interesse dos recrutadores sobre aquilo que você tem a dizer

 

Pesquise sobre o histórico da empresa

Pegando carona no contexto em que a entrevista é realizada, é necessário conhecer a trajetória da firma. Nesse sentido, procure entender qual a missão e o propósito da empresa. Com essa pesquisa prévia, pergunte se ela ainda segue esse caminho e entenda mais sobre a situação atual da organização.

 

O dia a dia de trabalho

Essa é uma dúvida muito comum para aqueles que se candidatam a vagas de emprego. A seleção é o momento ideal para questionar sobre peculiaridades do dia a dia de trabalho. Dessa maneira, você saberá mais sobre as tarefas e expectativas da empresa com quem vier a ocupar a vaga na qual está se candidatando. Além disso, é interessante perguntar sobre a cultura de trabalho e como a organização lida com questões hierárquicas.

 

A importância das perguntas corretas

 

O processo de seleção para uma oportunidade de trabalho costuma ser muito detalhado. Nesse sentido, é fundamental que você demonstre interesse e preparo para conquistar a sua vaga. Ao fazer perguntas da maneira certa, você consegue se destacar em relação aos demais candidatos.

 

Agora que você já sabe como fazer perguntas no processo seletivo, que tal conferir as vagas?

Portanto, aqui no Amarelinho você fica por dentro de diversas oportunidades disponíveis em nosso site. Para se candidatar, é muito simples. Basta cadastrar seu currículo e escolher as vagas que se encaixam no seu perfil. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias