Carpinteiro: entenda tudo sobre a profissão

10 de janeiro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O carpinteiro é um profissional que tem na madeira a sua principal matéria-prima, cortando, armando, instalando e reparando peças por meio desse material. Essa é uma profissão muito antiga e reconhecida desde os primórdios da civilização. Além disso, ele pode atuar com muita importância e destaque nas áreas da construção civil, auxiliando no manejo de peças maciças de madeira.

 

Itens fundamentais para o carpinteiro

 

Essa é uma profissão que pode ser facilmente confundida com a profissão de marceneiro. No entanto, apesar de ser do mesmo segmento e envolver o trabalho com madeira, existem algumas diferenças significativas entre elas. A carpintaria é muito mais voltada para o manuseio de peças que irão auxiliar na construção civil e impactam na estrutura do ambiente.

 

Além disso, por ser um trabalho bastante físico e exigir muito esforço físico dos profissionais, é comum os carpinteiros contarem com auxílio de diversas ferramentas. Entre elas estão: brocas, serra circular e furadeira. Ainda há outras que têm o objetivo de ajudar no desempenho e em situações de precisão. São elas: nível, fita métrica e cinto de ferramentas.

 

Segurança para carpinteiros

 

Esse é um serviço que exige muita técnica e dedicação. Nesse sentido, o trabalho pesado pode ser perigoso para pessoas iniciantes ou pouco habilidosas. Portanto, é necessário sempre estar atento às normas de segurança e utilizar os equipamentos de segurança adequados ou de proteção individual, como os EPIs, incluindo: óculos de proteção, protetor facial basculante, avental, luvas, calçado de segurança e capacete.

 

Diferença entre carpinteiro e marceneiro

 

Por outro lado, o marceneiro trabalha com itens muito mais finos e delicados, como objetos de decoração e móveis que compõem o ambiente. No mais, existem grandes diferenças quanto a algumas ferramentas utilizadas. Na marcenaria, é comum o uso de chave de fenda, estiletes e serra tico-tico.

 

Salário para carpinteiros

 

O salário médio do carpinteiro no Brasil gira entre R$ 1.200,00 e R$ 1.900,00. Contudo, tudo dependerá de como você encarar a sua carreira e atenção que ela receberá. É fundamental a busca por especializações e buscar o constante crescimento profissional. Certamente, essa é uma das chaves para ter sucesso no mercado de trabalho.

 

Que tal ficar por dentro das vagas para carpinteiros?

Aqui no Amarelinho você encontra diversas oportunidades para entrar no mercado de trabalho. Portanto, não perca tempo, acesse nosso site e entre em contato com as empresas que estão contratando. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar