Saiba as diferenças entre vendedor e consultor de vendas

8 de dezembro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Você sabe qual é a função do consultor de vendas? Quando o assunto é vendas, geralmente pensamos em vendedores nas lojas, descrevendo e comercializando produtos. No entanto, existe outra modalidade que auxilia o consumidor a efetivar compras e ter maior tranquilidade em toda a operação.

Consultor de vendas x vendedor

 

A maior característica do consultor de vendas é a postura. Esses profissionais se preocupam muito mais em entender qual é a necessidade do consumidor. Além disso, eles têm a missão de encontrar negócios que sejam bons para todas as partes envolvidas.

 

Enquanto isso, do outro lado, temos os vendedores. Em geral, os profissionais que trabalham nessa função têm como característica a melhor descrição do produto possível. O objetivo principal deles é efetuar a venda, independentemente de qualquer situação.

 

Um dos fatores determinantes para o sucesso de consultores de vendas é conhecer as necessidades e desejos dos clientes. Nesse sentido, trata-se de algo mais relevante para o processo final da venda do que a qualidade do produto em si. No entanto, os vendedores buscam ressaltar, na maioria dos casos, as qualidades dos produtos.

 

Cenário atual das vendas no Brasil

 

Segundo números da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o setor é responsável por 4 milhões de empregados no país e atingiu crescimento de 10,5% em relação a 2019, o que mostra a força do setor no país.

 

O mercado de vendas segue aquecido em 2021. Dessa maneira, mesmo com a situação econômica difícil e todos os desdobramentos da pandemia, o setor nacional ficou em 6º lugar em relação aos demais países, segundo a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas. Os números apontam que o Brasil segue como líder neste ranking dentro da América Latina.

 

Fique de olho nas vagas do Amarelinho

Está querendo entrar no mercado de trabalho? Então visite já nosso site e fique por dentro de todas as oportunidades. É simples, basta acessar, fazer o cadastro e preencher o seu currículo. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar