Conheça a importância dos professores

6 de dezembro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Os professores exercem função essencial na educação da sociedade há anos. É com eles que temos o primeiro contato quando crianças e construímos aquilo que nos tornaremos no futuro. No Brasil temos 2,6 milhões de profissionais que exercem essa função, número equivalente a 1% da população brasileira.

 

Nesse total, mais de 2 milhões atuam na educação básica e 1,7 milhões estão na rede pública de ensino. Apenas 397 mil trabalham no ensino superior e 214 mil trabalham em instituições privadas. Números que apresentam a realidade do sistema educacional no Brasil atualmente.

 

O papel dos professores

Os professores não atuam apenas na formação acadêmica da população. Eles também colaboram para o desenvolvimento do aluno enquanto cidadão. Logo, os professores desempenham um papel fundamental com toda a sociedade e busca disseminar o conhecimento.

 

Com isso, professores devem aliar algumas competências fundamentais. Não basta apenas ter o conhecimento adquirido ao longo de anos. É necessário ter a capacidade de poder transmitir isso da maneira mais clara possível. Nesse sentido, o importante é garantir que o conhecimento seja transmitido.

 

Além disso, a forma com que esse conteúdo é transmitido tem de atender a demanda atual. Muitas metodologias de ensino já estão ultrapassadas e precisam ser renovadas. A tecnologia avança numa velocidade jamais vista antes, portanto, os métodos de ensino devem acompanhar essas transformações.

 

Remuneração dos professores

Esse é um assunto muito debatido na sociedade. Devido a tamanha importância que eles exercem na sociedade, uma parcela da população acredita que a classe deveria ser melhor remunerada. Além disso, atualmente, os professores recebem R$ 2.886,24 em início de carreira na educação básica.

 

Situações dos professores na pandemia

Durante a pandemia a vida de toda população mudou. No entanto, umas das áreas mais afetadas nesse momento foi a educação. Professores tiveram de se adaptar e abraçar o ensino à distância. O trabalho ficou ainda mais complexo devido a tamanha disputa de atenção com outras atividades. Dessa maneira, com esse novo desafio, 86% dos professores dizem que as horas de trabalho aumentaram e 50% têm receio em relação ao futuro, segundo números do censo escolar.

 

Fique por dentro das vagas no site

Aqui no Amarelinho você encontra diversas oportunidades para entrar no mercado de trabalho. Portanto, acesse nosso site, cadastre seu currículo e entre em contato com os contratantes. Além disso, não esqueça de acessar o Blog do Amarelinho e fique por dentro de novidades sobre o mundo do trabalho!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar