A comunicação interpessoal é o processo de interação que usamos para transmitir nossas ideias e pensamentos a uma pessoa ou grupo de pessoas. Abrange todos os aspectos da nossa comunicação tanto verbal quanto não verbal. O que está em jogo é a compreensão mútua, por vezes difícil de conseguir devido a diversos motivos. A saber, suas habilidades de comunicação interpessoal são a base de seus relacionamentos pessoais e profissionais. Além disso, os empregadores estão cada vez mais valorizando a excelente capacidade de comunicação na hora da contratação.
Habilidades de escuta respeitosa e uma certa dose de empatia também são essenciais para decifrar adequadamente os sinais verbais da outra pessoa. Esses dois meios de comunicação – se expressar de forma clara e ter escuta atenta – são os pilares da comunicação interpessoal.
Os desafios da comunicação interpessoal no ambiente de trabalho
As boas relações profissionais contribuem para a formação de um ambiente de trabalho sólido e unido. Uma equipe unida em todos os níveis da organização ajuda a fornecer uma ótima qualidade de serviço.
Quando as relações sociais no trabalho são insatisfatórias podem surgir conflitos caracterizados por tensões e um declínio na qualidade do trabalho. Sendo assim, são três os aspectos a serem trabalhados: comunicação, gestão e reconhecimento.
Como melhorar a comunicação interpessoal
Seja durante reuniões ou conversas mais informais, ouça a outra pessoa, sem julgamentos e sempre de forma respeitosa. Isso o ajudará a entender melhor outros pontos de vista e as opiniões dos outros, em vez de interpretá-las de forma errônea. Inegavelmente, cada ponto de vista é válido, mesmo se você não concordar.
Já a escuta se traduz em não interromper os outros, ou mostrar desinteresse durante a interação (como mexer no celular e ao mesmo tempo, por exemplo). Também consiste em fazer perguntas para ter certeza de que um entendeu totalmente o que o outro disse. Nesse sentido, a empatia facilita muito a comunicação interpessoal.
Lembre-se de treinar essa habilidade para aumentar as suas chances de contratação. Confira os nossos outros textos sobre o assunto: Dicas de linguagem corporal que ajudam na entrevista de emprego, Como vencer a timidez na busca por um emprego? e Melhore a comunicação em três passos.