Descubra as tendências do mercado de trabalho para 2021

14 de dezembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O mercado de trabalho mudou e, enquanto algumas oportunidades estão sumindo, outras estão surgindo. Tendências que já eram observadas antes da pandemia do coronavírus, passaram a ser fundamentais e amplamente exigidas na hora de conseguir um emprego. Como exemplo podemos citar a combinação de habilidades pessoais (pensamento crítico) com habilidades tecnológicas (noções de cyber segurança).

 

As consultoras e especialistas em liderança peruanas Patricia Cánepa e Patricia Merino explicam que a transformação digital chegou e não há como voltar atrás. Autoras do livro “O futuro do trabalho” (2020), elas analisam o cenário pós-corona no mercado de trabalho.

 

“A aceleração da adoção digital nos primeiros meses da pandemia fez com que tudo viesse cinco anos adiantado. Portanto, o que vimos como uma fase mais distante está aqui agora”, explica Merino.

 

Em busca de liberdade, flexibilidade e remuneração mais atrativa, os trabalhadores experimentam formas de trabalho que se adaptem à nova realidade do mercado. Uma abordagem mais flexível do trabalho, que também induz novas formas de compreensão do dia a dia profissional. Mas então o que se pode esperar do mercado de trabalho em 2021?

 

Tendências para 2021: três pontos para ficar de olho

 

Formação contínua

 

Devido ao crescimento das novas tecnologias, as funções profissionais também estão mudando. E como consequência, as competências que são necessárias. Quem deseja ter uma oportunidade no mercado, deverá trabalhar mais, continuar a desenvolver habilidades e se interessar por aprender algo novo. 

 

“É preciso entrar em um processo de reinvenção contínua, porque o futuro do trabalho é um processo de aprendizagem contínua, que você deve seguir”, diz Merino.

 

Habilidades pessoais e conhecimento técnico 

 

Habilidades de comunicação, adaptabilidade, criatividade e capacidade de tomar iniciativas serão cruciais. O empregador procura candidatos que sejam capazes de encontrar soluções adequadas, mesmo em cenários difíceis e incertos.

 

“Nesta era, ser criativo implica identificar problemas e para isso é preciso primeiro ter empatia, saber identificar problemas e, se você identifica um problema, automaticamente pensará na solução. Essa é a criatividade que deve ser promovida: chama-se criatividade prática, que se define como a capacidade de identificar e resolver problemas”, explica Merino.

 

Além disso, o home office exige um conhecimento técnico de muitas ferramentas e aplicações que tornam possível administrar o trabalho à distância.

 

Foco em contratação por projeto temporários

 

A procura de trabalhadores temporários também está em alta. Equipes mistas vêm sendo a solução ideal que garante, ao mesmo tempo, a continuidade das mudanças e adaptabilidade das empresas à nova realidade do mercado de trabalho.

 

Portanto, flexibilidade se tornou a palavra-chave durante a pandemia. As empresas precisam ser capazes de agir com segurança mesmo em ambiente incerto e em constante mudança. Por isso, uma forte tendência é a contratação de pessoas com competências específicas para um projeto. 

 

Mas nada impede que algo temporário vire algo efetivo. De acordo com a consultoria Robert Half, 44% dos profissionais que já atuaram como temporários foram efetivados. Além disso, 84% dos profissionais temporários afirmam que tiveram uma experiência de trabalho positiva quando atuaram desta maneira.

 

Agora que você já está por dentro das principais tendências para 2021, veja as vagas selecionadas aqui no Amarelinho. Uma delas pode ser sua! E não se esqueça de seguir as nossas dicas para conseguir sempre novas e boas oportunidades!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar