Você já ouviu falar em “assertividade laboral”? Vamos explicar: sabe aquelas situações profissionais em que você sabe que deveria dizer “não”, mas por algum motivo disse “sim”? Pois é. É para evitar esse tipo de desconforto que você deve trabalhar a sua assertividade. Você não precisa se sentir culpado, porém é preciso estabelecer limites. Hoje, vivemos em um mercado de trabalho baseado em resultados, com foco na produtividade. Devido ao alto índice de desemprego, alguém que recusa emprego e não participa de projetos, tende a ser visto com maus olhos, certo? Depende.
Em um local de trabalho profissional saudável, devemos ser capazes de estabelecer limites claros em torno das demandas e pressões do trabalho. Dizer “não” mostra às pessoas que você é uma pessoa assertiva, ou seja, que sabe se impor. Pessoas que sempre dizem “sim” são aquelas que buscam aceitação e reconhecimento dos outros. Eles precisam da aprovação de seus chefes e colegas de trabalho, que por sua vez tendem a explorar essa vulnerabilidade. Para evitar essas situações, vamos dar uma olhada em algumas dicas sobre como aprender a dizer “não”.
Assertividade laboral: o nome é bonito, mas o que é isso?
Assertividade é uma habilidade bastante mencionada quando se discute relações sociais e comunicação profissional. Ser assertivo é ser capaz de defender as suas ideias, ou aquelas em que se acredita, de forma calma e positiva, sem ser agressivo ou aceitar passivamente o contrário. É uma daquelas habilidades pessoais que são cada vez mais procuradas atualmente. Além de melhorar a produtividade, contribui para melhorar o relacionamento com as pessoas com quem se interage em situações profissionais.
A capacidade de se afirmar é o resultado de três auto’s: autoestima, autoconfiança e autoconhecimento. Durante uma entrevista de emprego, por exemplo, esses três pilares que são a base sobre a qual a comunicação será baseada. Dessa forma, é graças a eles que uma pessoa pode colocar seus valores e habilidades em relação a um anúncio e aplicá-los de forma eficaz de forma convincentes diante de um recrutador ou na vida em geral. Mas como desenvolvê-los?
Comunique suas necessidades com confiança
Afirmar suas ideias e opiniões permite que você explore todo o seu potencial, além de ser uma contribuição para você e para todos ao seu redor. É possível treiná-la se comunicando com seus colegas de trabalho e líderes sobre os recursos e coisas de que precisa para ajudá-lo a concluir um projeto ou atingir uma meta. Uma vez que suas necessidades estejam claramente definidas, faça o acompanhamento para se certificar de que o que pontuou está sendo atendido de forma adequada. Se houver algo que você acha útil, mas não é uma opção a oferecer no momento, pergunte educadamente se a decisão pode ser reconsiderada no futuro.
Trabalhe a sua autoconfiança
Desenvolver autoconfiança é essencial para aprender a se afirmar. Ela ajuda você a se sentir confortável defendendo seus interesses em vez de ser guiado pelos outros. Sendo assim, uma maneira de melhorar essa habilidade é aprender mais sobre você. Dedique um tempo para pensar sobre seus objetivos. Por que você merece alcançá-los? Refletir a partir desse ponto pode ajudá-lo a ganhar mais confiança em suas habilidades. Além disso, reconhecer que seus sentimentos, necessidades, direitos e contribuições são tão importantes quanto os dos outros ajuda você a se tornar mais confiante e assertivo.
Lembre-se: você não pode controlar o pensamento dos outros
É importante saber que você não pode controlar as ações dos outros. Se alguém no local de trabalho interpretou mal sua assertividade, você só pode controlar como se defender. Desde que você respeite e tenha empatia com o tempo e as necessidades alheias, não há nada de errado em defender seus próprios direitos no local de trabalho.
Agora que você já sabe por onde começar a ter assertividade laboral, pratique utilizando as nossas dicas. E não se esqueça de conferir as vagas disponíveis aqui no Amarelinho. Uma delas pode ser sua.
Até a próxima!