Entenda o que é uma carta de recomendação e como ter a sua

30 de novembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Para quem está procurando um emprego, a carta de recomendação pode abrir portas e aumentar as chances de conseguir uma oportunidade. Em suma, a carta de recomendação é uma oportunidade de destacar suas habilidades técnicas e qualidades profissionais pela ótica dos seus ex-gestores. Além disso, deve constar o período que o profissional trabalhou, função e atividades realizadas e desempenho na realização de tarefas.

 

Sendo assim, pode explicar, por exemplo, por que é bom trabalhar com você ou como você agregou na última empresa onde esteve. Ela é um complemento ao seu currículo e sua carta de apresentação e reforça a credibilidade do seu perfil. Tudo isso com um único objetivo: convencer um recrutador de que você é a pessoa certa para o trabalho. 

 

A estrutura deve ser semelhante à carta de apresentação. Portanto, não deve exceder uma página, precisa ser assinada pelo autor e conter seus dados para contato. 

 

Como pedir a sua carta de recomendação?

 

Solicitar uma carta de recomendação é uma prática bastante comum e não deve ser uma tarefa difícil para você. A menos que a sua experiência tenha sido inconclusiva.

Se você pediu demissão, não é recomendável pedir ao seu empregador que forneça uma a você. No entanto, se você tiver boas relações, ainda poderá tentar. Uma solução é perguntar ao seu gerente dos recursos humanos, que geralmente tem uma opinião mais “neutra” sobre o seu perfil.

 

Quando você é um estudante, é importante pedir a seus professores ou supervisores de estágio a carta de recomendação. No caso de um pedido de intercâmbio ou mestrado, por exemplo, este é um ponto positivo na sua candidatura.

 

É importante ressaltar que a pessoa escolhida para escrever a sua carta de recomendação também tenha uma boa reputação profissional. Após a decisão, pergunte se ela se sente confortável, se terá disponibilidade para escrevê-la e ser uma referência a curto prazo. 

 

Você também pode pedir uma recomendação no Linkedin. Cada dia mais comum, a diferença é que nesse tipo, o tom tende a ser menos formal do que a carta, devido ao seu formato “digital” e à sua origem nas redes sociais.

 

Agora que você já sabe como ter uma carta de recomendação, confira as vagas disponíveis aqui no Amarelinho e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias