Quando a Justiça é gratuita ao trabalhador

21 de maio de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Rogério Mazza é advogado trabalhista, formado e especializado pela Fundação Getúlio Vargas e PUC-SP.

Antes da entrada em vigor da reforma trabalhista (Lei n.º 13.467/2017), o trabalhador só precisava assinar uma simples declaração de pobreza no processo para receber o benefício da justiça gratuita. Agora, ele está destinado para quem recebe um salário de até R$ 2.335,78 , pois conforme o parágrafo 3º no artigo 790 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) , o benefício fica restrito aos trabalhadores que têm salário igual ou inferior a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), que é de R$ 5.839,45.

O mais interessante é que o entendimento dos tribunais vem se firmando no sentido de que quem tem o direito do benefício da justiça gratuita está automaticamente livre do pagamento de sucumbência, que consiste no dever que a parte perdedora de um processo judicial tem de arcar com os pagamentos de todos os custos processuais da parte vencedora.

Outro entendimento que vem se firmando nos tribunais trabalhistas é de que o desempregado também tem direito à justiça gratuita e, portanto, ao não pagamento da sucumbência. Dessa forma, com relação à sucumbência, os tribunais trabalhistas têm atendido à finalidade social a que se destinou a norma, uma vez que a justiça gratuita se destina a todos os cidadãos que não possuam situação econômica suficiente para custear as despesas processuais, como é o caso do cidadão de baixa renda e o desempregado.

Para ilustrar este caso, temos uma ação posterior à reforma trabalhista, onde o reclamante estava desempregado. Embora ele recebesse valor acima do limite de 40% do teto previdenciário do INSS, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) atestava a ausência do vínculo empregatício, o que fez com que a relatora do processo lhe deferisse o benefício da justiça gratuita. Vale ressaltar que cada processo trabalhista tem suas particularidades, sendo que as provas e os fatos resultaram naquela decisão judicial.

O trabalhador deve ficar atento com relação ao prazo para iniciar uma ação trabalhista que, por lei, é de até dois anos, ou seja, até 24 meses depois do desligamento da empresa para mover uma ação nesta esfera.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar