Como superar os desafios do primeiro emprego

Kazuhiro Kurita

, Empregos

Rodrigo Vianna diz que o jovem não deve ter pressa em crescer na carreira.

O momento é ideal para o jovem aprender tudo e compreender as áreas em que tem interesse em atuar, mas ele vem acompanhado de expectativas e medos. Isto pode dificultar a adaptação e a superação dos primeiros desafios no mercado de trabalho. Segundo Rodrigo Vianna, diretor executivo da Mappit, o jovem não sabe o que vai encontrar e como vai ser a rotina, já que nunca passou por uma situação como essa e isso pode gerar uma ansiedade além do natural”, avalia.

No entanto, Vianna faz questão de tranquilizar o jovem profissional. “O empregador sabe que é o primeiro emprego do contratado e não deve exigir performance além do esperado”, afirma. Para ele, é importante a pessoa tentar se lembrar de outras situações parecidas, como o primeiro dia na faculdade e mudanças ao longo da vida. “Dessa forma, a mente se abre para a parte boa de uma nova experiência e não para o medo que paralisa”, explica.

O especialista recomenda, ainda, alinhar as expectativas com o gestor e entender como funcionam as promoções e plano de carreira na empresa antes de criar expectativas incompatíveis com a realidade e acabar frustrado. “Aproveite para aprender tudo, compreender as áreas onde tem interesse em atuar, ganhar experiência e só então direcionar seus esforços para o objetivo de carreira”, aponta.

Outro desafio do iniciante é a administração do tempo. Normalmente, ele está terminando os estudos e tem dificuldade em conciliar trabalho, estudos, horário de descanso e vida social. “Neste caso, o melhor a fazer é se organizar e definir muito bem o tempo que cada uma destas variáveis terá em sua vida”, aconselha Vianna.


Publicidade

Publicidade

Publicidade