Mulheres dedicam muito mais tempo ao serviço doméstico

15 de janeiro de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Estudo do IPEA também mostra que horas gastas com lazer aumentam para homens e mulheres por motivos diferentes.

Segundo dados de 2015, as mulheres trabalham 47 horas semanais contra 45 horas dos homens. Nos cálculos, entram o tempo destinado ao serviço remunerado, não remunerado e tempo de deslocamento casa-trabalho-casa. A composição desse tempo permanece desigual entre os sexos, com as mulheres dedicando 18 horas por semana a mais aos serviços domésticos.

Os dados mostram também que, de 2001 a 2015, as mulheres aumentaram em sete horas semanais o tempo disponível para lazer, enquanto para os homens esse acréscimo foi de quatro horas. Para elas, o aumento se deve à diminuição no tempo gasto com trabalhos domésticos. Para eles, o motivo é a redução no tempo destinado ao serviço remunerado.

Durante o período analisado, a proporção de mulheres que realizam trabalhos domésticos ficou acima de 91%. Já entre os homens, ela variou de 45% em 2001 para 55% em 2015. “O que chama a atenção nos dados é que, enquanto o tempo dedicado aos afazeres domésticos entre as mulheres se reduz de forma acentuada, a jornada de trabalho doméstico entre os homens aumenta pouco”, destaca a pesquisadora do IPEA e autora do estudo, Ana Luiza Neves de Holanda.

A análise dos grupos demográficos revela que o maior impacto positivo no tempo gasto com trabalho remunerado é, para as mulheres, a escolaridade. As com ensino superior completo trabalham, em média, oito horas semanais a mais que as sem graduação. Entre os homens, o fato de ser casado aumenta esse tempo em seis horas e de ter filhos de até quatro anos aumenta em uma hora. Para as mulheres, o fato de ser casada e ter filhos reduz sua jornada de trabalho em duas a seis horas, respectivamente. “Para as mulheres, a estrutura familiar impacta negativamente nas suas horas dedicadas ao serviço remunerado, enquanto que, para os homens, esse impacto é positivo”, diz Ana Luiza.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar