O quarto trimestre do ano já iniciou e traz uma boa notícia para os trabalhadores. Cerca de 450 mil vagas temporárias devem ser criadas neste período, por conta de datas como a Black Friday e o Natal. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM).
O presidente da entidade, Alexandre Leite Lopes, destaca uma área para as contratações: o e-commerce e o setor de logística que está envolvido nessa atividade. “Se tem um segmento que promete crescer é o comércio eletrônico, que está mudando a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Além disso, Lopes ainda reforça que “a conveniência e praticidade do comércio eletrônico tem atraído consumidores e impulsionado o consumo e a geração de vagas temporárias”.
Importante mencionar também que, no quarto trimestre, milhões de trabalhadores recebem as parcelas do décimo terceiro salário, cenário positivo que ajuda a movimentar também os setores de produção industrial e comércio.
Ponte para o emprego definitivo
Lopes destaca ainda que as oportunidades temporárias podem ser uma ponte para o emprego definitivo, uma vez que em torno de 20% dos trabalhadores desta modalidade são efetivados. Para aumentar as chances, entretanto, é necessário se ater a algumas dicas, segundo o especialista. “Os profissionais devem demonstrar esforço, competência, dedicação e atitude proativa. Além disso, recomenda-se ficar atento ao que o empregado está fazendo. Afinal, normalmente, o temporário trabalha ao lado de um empregado efetivo, que é o orientador direto das suas tarefas. Tê-lo como como referência é um bom caminho”, diz.
O presidente da ASSERTTEM afirma ainda que as empresas buscam profissionais responsáveis e comprometidos. “Assim, para aqueles que demonstram disponibilidade e engajamento para o trabalho, com dedicação e vontade de aprender, sempre haverá a chance de efetivação ao término do contrato temporário”, acrescenta.
Saiba mais sobre o trabalho temporário
O trabalho temporário é um regime especial de contratação. Contudo, as empresas têm enxergado a sua importância no atendimento às suas necessidades transitórias. Estas incluem substituição de pessoal permanente, coberturas de férias, afastamentos ou licenças do pessoal efetivo, bem como demanda complementar de trabalho, como picos de movimentação e períodos sazonais.
Além disso, é um regime jurídico de contratação que atende exclusivamente à massa de trabalhadores desempregados. Dessa forma, torna-se uma importante oportunidade para quem está fora do mercado se recolocar, garantir renda e poder conquistar o tão sonhado emprego efetivo.
Por fim, a remuneração do temporário é equivalente à dos empregados efetivos da mesma categoria da empresa contratante. Sendo assim, inclui o pagamento de férias proporcionais, FGTS, benefícios e serviços da Previdência Social, seguro de acidente do trabalho, além da anotação da condição de trabalhador temporário na Carteira de Trabalho Digital.