Mutirão Nacional do Emprego terá 20 mil vagas de emprego

6 de agosto de 2024

Escrito por: Claudinei Nascimento

Uma ótima oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho. De 12 a 16 de agosto, acontece a nona edição do Mutirão Nacional de Empregos, que vai reunir cerca de 20 mil vagas de emprego em diversas áreas de formação, principalmente nos segmentos operacional e administrativo. 

Realizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), com apoio do jornal O Amarelinho, o evento vai oferecer ainda um atendimento especial a públicos mais específicos, como imigrantes, pessoas com deficiência (PCD) e a população LGBTQIA, além de disponibilizar oportunidades para primeiro emprego, por meio de vagas para estagiários e aprendizes. 

Qualificação

De acordo com o presidente da UGT, Ricardo Patah, apesar do registro recente de queda no número de desempregados, há ainda muitas pessoas buscando  uma oportunidade de emprego. “Observamos uma nova relação entre capital e trabalho,  advinda das novas tecnologias, e os trabalhadores precisam saber onde estão as vagas e buscar uma qualificação, para não correr o risco de serem excluídos do mercado de trabalho”, diz.

Neste sentido, o Mutirão também vai reunir uma série de instituições não governamentais, além do Centro Paula Souza e as pertencentes ao sistema S, como o Senai, que estarão no evento ofertando cursos gratuitos em setores diversos, como Beleza, Administração, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo. “Será um mutirão cidadão, uma grande corrente do bem, envolvendo instituições com o mesmo propósito: reduzir a pobreza e construir uma sociedade mais justa e equilibrada, por meio da oferta de emprego e qualificação”, diz Patah. 

Vaga na mão e boas expectativas

Fabricio Cesar Pinheiro Mesquita não perdeu tempo e foi ao evento já no dia da abertura, no dia 12 de agosto. Após passar pelo setor de triagem, foi direcionado para cinco empresas, de acordo com o seu perfil profissional e, na primeira, após a entrevista para o cargo de auxiliar de limpeza, foi aprovado e comemorou bastante a oportunidade, haja vista que já estava há sete meses desempregado. 

Quem também saiu do setor de triagem com altas expectativas foi Lucas Alexandre, que buscava uma vaga para pessoas com deficiência no setor de supermercados. Antes de ser direcionado para a oportunidade, ele passou, dentro do próprio evento, com médicos peritos do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) para uma avaliação de empregabilidade para PcDs, para classificar o seu tipo de deficiência e ver se seu perfil se enquadra na chamada Lei de Cotas, que reserva uma porcentagem de vagas para este público em empresas a partir dos 100 funcionários. 

Onde acontece o Mutirão Nacional de Emprego

O Mutirão acontecerá entre os dias 12 e 16 de agosto, a partir das 8h, na Sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, na Rua Formosa, 99, em frente ao Vale do Anhangabaú. 

Segundo o presidente da UGT, é importante que os candidatos compareçam com a documentação e currículos atualizados. Para dar maior fluidez ao Mutirão, haverá uma pré-triagem ainda na fila, ocasião em que colaboradores do evento filtrarão informações com os candidatos em relação a empresas e cargos de interesse. “Tudo para direcionar  melhor o candidato”, destaca Patah. Até as datas de realização, o site do Sindicatos dos Comerciários de São Paulo vai divulgar uma lista de todas as empresas participantes e onde estarão localizadas, o que também resultará em uma maior praticidade aos candidatos. “Será uma grande ação afirmativa de inclusão social”, finaliza o presidente da UGT.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar