Capacitação profissional abre portas para o mercado de trabalho

30 de julho de 2024

Escrito por: Claudinei Nascimento

Cerca de 8,6 milhões de brasileiros ainda buscam emprego no Brasil, segundo o IBGE. E certamente muitos estão nesta situação, por falta de qualificação profissional. Por isso, é importante buscar programas de capacitação e se apresentar mais bem preparado para o mercado. Pensando nisso, publicamos a seguir quatro iniciativas de instituições que oferecem cursos gratuitos.

APAF

A Associação Paulista de Apoio à Família (APAF), por exemplo, abriu inscrições para os seguintes cursos: Depilação básica (que acontece de 6 a 9 de agosto), Manicure e Pedicure (12 de agosto a 4 de outubro) e Assistente de Cabeleireiro – Escovista (19 de agosto a 14 de outubro). 

Todos os cursos são para mulheres a partir de 18 anos, desempregadas, preferencialmente moradoras da cidade de São Paulo e com renda familiar de até um salário-mínimo por pessoa. 

As inscrições ocorrem por meio deste link e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 93362-6965.

Colmeia 

Já a Colmeia ofertará, gratuitamente, 200 vagas para quatro cursos, que acontecem de agosto de 2024 a julho de 2025. São eles: Assistente Administrativo, Informática Básica, Marketing Digital e Multimídia. Para participar, é necessário ter entre 15 e 29 anos e alunos de escola pública ou bolsistas terão preferência. 

Os cursos são presenciais, com duração de 100 horas, e as aulas acontecem em três dias na semana, com turmas de manhã, tarde ou noite, conforme a demanda. A Colmeia oferece aulas teóricas e práticas, material de apoio, lanche, camiseta e certificado aos que concluírem o curso com, no mínimo, 75% de presença. Mais informações no site da Colmeia ou pelo WhatsApp: (11) 98941-1157. 

Cruzando Histórias

A ONG Cruzando Histórias, por meio do programa Mulheres no Centro On, oferece uma jornada de capacitação e empoderamento para mulheres, proporcionando uma compreensão prática do Marketing Digital e desenvolvimento de  habilidades essenciais para o trabalho e empreendedorismo.

Cem mulheres foram contempladas em julho, mas a previsão é abrir uma segunda turma em setembro. As participantes precisam ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo, morar na capital, estar desempregada, ter disponibilidade de quatro horas semanais para participar das aulas e acesso a computador ou celular com internet. Mais informações no site do Cruzando Histórias ou pelo WhatsApp: (11) 91013-3337.

Mensageiros da Esperança

Por fim, a Mensageiros da Esperança promove oficinas com o intuito de capacitar pessoas para geração de trabalho e renda, oferecendo certificado, material e aulas práticas. A ONG está com vagas abertas na Rua Moxei,  96, Lapa de Baixo, para pessoas a partir de 16 anos, nos cursos de Confeitaria, Gastronomia, Baristas e Empreendedorismo. Já para jovens de 16 a 29 anos, a opção é Podcast (audiovisual). A pré-inscrição pode ser feita por meio deste link.

Mutirão Nacional de Empregos 

Uma oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por essas organizações é comparecendo ao Mutirão Nacional de Empregos. Ele acontecerá entre os dias 12 e 16 de agosto, a partir das 8h, na Sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, na Rua Formosa, 99, com apoio do jornal O Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar