Ao procurar emprego, já se deparou com aquela oportunidade que parecia perfeita para as suas atribuições? Porém, ao ler atentamente, reparou que não preenchia todos os requisitos da vaga e ficou inseguro(a)? Isso é mais comum do que se imagina.
A verdade é que as empresas sempre buscam o candidato mais adequado, mas estão abertas a considerar pessoas que atendam à maioria dos requisitos e demonstrem potencial e vontade de aprender. Continue esta leitura para entender melhor como funciona o processo de seleção.
Entendendo os requisitos da vaga de emprego
Os requisitos da vagas de emprego são os considerados ideais para a empresa, pois representam o conjunto completo de habilidades e experiências que a organização gostaria de reconhecer nos profissionais. No entanto, é importante entender que essa lista, muitas vezes, serve como um “desejo”, não como algo “necessário”. Sendo assim, descreve o candidato perfeito, mas dificilmente alguém costuma atender a todos os critérios estabelecidos.
Diferenças entre requisitos essenciais e desejáveis
Primeiro, é importante entender a diferença entre requisitos da vaga que são essenciais e desejáveis. Os essenciais são aqueles que o candidato precisa ter para conseguir realizar as tarefas principais do emprego, ou seja, pode-se dizer que são eliminatórios. Já os desejáveis são qualidades adicionais que tornam o candidato mais atrativo, mas não são fundamentais, a ponto de desclassificá-lo de um processo seletivo.
As empresas listam muitos requisitos para atrair candidatos com habilidades diversas. Afinal, isso também ajuda a filtrar os mais bem qualificados. No entanto, muitas delas estão dispostas a investir no treinamento de um bom profissional que se encaixe na maioria dos requisitos essenciais, principalmente se ele demonstrar potencial e motivação.
Candidatar-se ou não?
Ao analisar uma lista de requisitos da vaga, tente identificar as habilidades e experiências que são centrais para a função. Mas uma coisa é certa: não deixe que uma lista longa deles te intimide. Caso não preencha todos, destaque sua disposição para adquirir novas habilidades. Cursos online e workshops podem ser ótimas maneiras de demonstrar essa iniciativa. Portanto, avalie quais são realmente indispensáveis e considere se você pode aprender os demais no dia a dia da empresa.
Encontre outras dicas no Amarelinho
Muito mais do que um site de vagas de emprego, publicamos diariamente conteúdos relacionados ao mercado de trabalho. Portanto, siga nos acompanhando e não deixe de conferir as vagas de emprego disponíveis no nosso site. Uma delas certamente será sua. Boa sorte!