No dia 12 de maio ocorre o I Seminário Internacional de Educação Empreendedora. O evento é uma iniciativa da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae com apoio da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (ARInter-CPS). Totalmente gratuito, será realizado de forma online e vai debater o ensino formal de empreendedorismo nas escolas e universidades. Em suma, o objetivo é discutir o papel das instituições de ensino no desenvolvimento de qualidades e habilidades para empreender, a capacidade de enxergar oportunidades, a inovação e o planejamento. Os interessados têm até o dia 11 de maio para se inscrever pelo site do evento.
Serão palestras e painéis com 11 convidados entre docentes e profissionais da área. Sendo assim, o público-alvo do seminário são professores, coordenadores de cursos, representantes de incubadoras, diretores, gestores de escolas, universidades, parceiros e toda a comunidade acadêmica.
Na programação, temas específicos do ensino de empreendedorismo, dando espaço para ampliar a abordagem da cultura empreendedora, da inovação, da sustentabilidade e da educação positiva. O objetivo é abrir novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem com foco na ampliação de referência e construção/fortalecimento de um ecossistema empreendedor no meio acadêmico.
Empreendedorismo na educação
Empreendedorismo é um termo que está na boca de todos nos últimos tempos. Contudo, para entender a importância desse conceito, devemos primeiro saber o que ele significa. O empreendimento refere-se à atitude e aptidão para realizar um projeto por meio de ideias e oportunidades frente às adversidades. O termo é utilizado, sobretudo, em economia, em que o termo é definido como uma iniciativa que assume um risco econômico para aproveitar uma oportunidade de mercado.
O principal argumento para o incentivo de crianças e jovens ao empreendedorismo é promover sua autonomia e melhoria de vida. Os benefícios são tidos como diversos: desenvolvimento da criatividade, assertividade, confiança e pensamento positivo. Por outro lado, também é possível observar a capacidade de resolver conflitos e tomar decisões. Confira aqui mais detalhes sobre o tema.
Sobre a Fatec Sebrae
A instituição integra o núcleo da Escola de Negócios Sebrae-SP Alencar Burti e tem a missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico do Brasil utilizando educação empreendedora. Assim, oferece cursos superiores de tecnologia de qualidade e de forma totalmente gratuita, marcas do Centro Paula Souza.
Além das aulas, durante o curso os alunos participam de palestras com profissionais renomados do setor, visitas técnicas, eventos, workshops e concursos, tudo isso para estimular a criação de um ambiente desafiador e afiar a visão empreendedora.