Nova fase do plano São Paulo: reabertura dos comércios

3 de setembro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Com o avanço da vacinação no Estado de São Paulo, a reabertura dos comércios também avança. O governo estadual anunciou novas medidas de combate a pandemia e alterações nas regras passaram a valer para o comércio e serviço no quesito de combate a pandemia do Covid-19. Apesar de otimista, o movimento não é unanimidade e gera críticas.

 

O que mudou com a reabertura dos comércios

Anunciado no dia 17 de agosto, as mudanças mexeram com o dia a dia de empreendedores e clientes. A partir de agora, os estabelecimentos podem funcionar sem limite de horário e de público. No entanto, devem seguir os protocolos de saúde determinados pelo Plano São Paulo. Na mesma semana, o governo do estado anunciou que 100% da população adulta está vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

 

A decisão afeta diretamente profissionais que trabalham nesses estabelecimentos como: vendedores, manicures e pedicures, garçons, entre outros. Agora, o maior tempo de funcionamento deve evitar aglomerações de clientes ao mesmo tempo. Além disso, eventos culturais e feiras corporativas também foram liberados, mas esses com controle de público. A tendência é que mais empresas optem pelo trabalho híbrido ou pela volta completa para as dependências físicas. Com essas medidas, a atenção com as normas de segurança sanitária devem continuar já que a circulação deve subir em comércios e transporte público. 

 

Por outro lado, eventos esportivos com torcida, como jogos de futebol, permanecem vetados. A expectativa é que sejam liberados a partir do dia 1º de novembro com maior parte da população coberta pela segunda dose da vacina. 

 

Crítica de infectologistas

 

Por outro lado, infectologistas criticam o momento da abertura. A preocupação maior é a disseminação da variante delta do coronavírus que aumentou a taxa de contágio nos Estados Unidos e na Europa.

 

A  pandemia ainda não acabou

Vale lembrar que a flexibilização das medidas de segurança não indica que a pandemia acabou. O distanciamento e a higienização devem continuar até que a taxa de pessoas completamente vacinadas esteja maior.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar