Empréstimo para desempregado: qual é a melhor estratégia?

28 de junho de 2024

Escrito por: Redação O Amarelinho

Empréstimo para desempregado é uma opção que pode oferecer alívio financeiro em momentos de dificuldade. Porém, antes de solicitá-lo, você deve avaliar se realmente não existe outra solução mais adequada. Afinal, estamos falando de uma dívida. 

Caso a busca por um empréstimo seja inevitável, estude as diferentes opções oferecidas pelas entidades, de acordo com os seus interesses. Não ler atentamente sobre os juros e prazos é um erro que pode custar muito caro. Portanto, concentre-se em instituições financeiras que ofereçam empréstimos para desempregados ou tenham políticas de concessão de crédito mais flexíveis. Além disso, considere utilizar garantias, como um bem pessoal ou um cossignatário, para aumentar suas chances de aprovação e garantir taxas de juros mais favoráveis.

Quais são as alternativas de empréstimos?

Empréstimo para desempregado sem comprovação de renda

Essa situação dificulta o acesso ao crédito, pois, normalmente, as instituições financeiras exigem comprovação de renda para conceder um empréstimo. É um meio de segurança para mostrar que o solicitante poderá pagar a dívida. 

No entanto, a folha de pagamento não é a única forma de comprovar renda. É possível usar, por exemplo, extrato bancário, Declaração do Imposto de Renda ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore). Já os documentos que você precisa apresentar para solicitar o empréstimo são CPF, RG e comprovante de residência. A credora pode ainda solicitar outros dados, além de indicação de contato.

Empréstimo com garantia de bens

Esse tipo de empréstimo para desempregados acontece quando você oferece, por exemplo, casa ou carro como garantia ao banco. Isso faz com que o banco cobre menos juros e dê melhores condições de pagamento. Mas, se você não conseguir pagar, o banco pode subtrair o bem. Por isso, é importante ter certeza de que vai conseguir honrar a dívida antes de optar por esse tipo de empréstimo.

Microcrédito

É um tipo de empréstimo para desempregados que pode ajudar a começar um pequeno negócio. Ele é oferecido por alguns bancos ou organizações que apoiam empreendedores. Uma vantagem é que não é tão difícil de conseguir como outras modalidades, porque não é necessário ter um histórico de crédito ou emprego anterior. O importante é ter um plano de negócio viável. 

Porém é bom ficar de olho nas taxas de juros e nas condições de pagamento, que são variáveis. Além disso, muitas vezes, o microcrédito vem com apoio para ajudar a administrar o negócio e aumentar as chances de sucesso.

Caso nenhuma dessas opções interesse, ainda é possível encontrar um avalista, alguém com renda estável que concorde em ter o papel de fiador, bem como a antecipação de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esta última exige que você tenha saldo a receber e optado por tal modalidade de recebimento dos valores. 

Não quer depender de empréstimo para desempregado? Acesse O Amarelinho

Mas a melhor opção ainda é deixar o desemprego para trás. Acesse as nossas vagas selecionadas e envie o seu currículo. Uma delas pode ser sua!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar