A desigualdade racial no mercado de trabalho é um tema que tem sido debatido com frequência nos últimos anos. Nesse sentido, diversas organizações tem adotado iniciativas voltadas para que pessoas negras tenham acesso a oportunidades de capacitação para decolar na carreira.
Programadores do Amanhã
Exemplo é o “Programadores do Amanhã”, focada em qualificar, fortalecer e dar protagonismo a jovens negros e negras para que construam carreira na área de Tecnologia.
A nova turma está com inscrições abertas até 31 de agosto. Serão 120 jovens selecionados para participar do nosso curso 100% online, com aulas de programação, inglês e soft skills. Além da formação, a turma também recebe apoio com notebook e internet, além de suporte psicológico e socioemocional com profissionais da área.
Dessa maneira, o curso é gratuito e 100% remoto tem duração de 12 meses. Para participar, é necessário que os alunos que estejam no 2º ou 3º do ensino médio em escolas públicas ou recém-formadas com até 21 anos, que tenham disponibilidade para frequentar as aulas das 16h às 18h ou das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Equidade racial para pessoas negras
Destaque também para o Fundo para Equidade Racial – Baobá e o Movimento pela Equidade Racial (Mover), que desenvolvem o edital “Carreiras em Movimento”. Com a intenção de potencializar pontos positivos de pessoas negras e contribuir para o aumento da empregabilidade desse grupo, seja em hard ou soft skills.
O projeto é válido para colaboradores que atuam nas mais variadas áreas. Assim, aqueles que forem impactados por ele poderão trabalhar no ramo de Ciência de Dados, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing, Comunicação, Vendas Off-line, Gestão e Administração e Tecnologia.
Para participar, é preciso estar cursando ou ter concluído o ensino superior. Os beneficiados pelo projeto receberão entre R$ 5 mil e 10 mil para o uso estratégico em práticas que favorecem a empregabilidade de pessoas negras no mercado de trabalho. Além disso, será disponibilizado assessoria e suporte técnico durante a formação.
Para realizar a inscrição é preciso ter mais de 18 anos de idade e preencher o formulário de forma gratuita no site do Fundo Baobá até o dia 14 de setembro. Ao todo, 664 pessoas negras devem ser contempladas pelo projeto.