O ano de 2025 ainda está no início, mas já traz boas novidades para os que buscam capacitação. Neste ano, o Senac São Paulo vai oferecer mais de 180 mil bolsas de estudo gratuitas para quem deseja aprimorar o currículo e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho.
O acesso às vagas não exige nenhum tipo de prova. Entretanto, é necessário comprovar renda familiar mensal de até dois salários-mínimos federais por pessoa. Posteriormente, é necessário conferir, na página do curso escolhido, a escolaridade, os documentos solicitados e demais requisitos.
As vagas estão distribuídas entre cursos livres, técnicos e de idiomas, sendo cerca de 58 mil na capital, mais de 23 mil na Grande SP, além de outras 99 mil nas cidades do interior e litoral paulista.
As bolsas fazem parte do Programa Senac de Gratuidade e os interessados devem realizar a inscrição 20 dias antes da data do início do curso desejado, sempre ao meio-dia. A ocupação das vagas disponíveis obedece a uma ordem de chegada em fila virtual. Mais informações e matrículas pelo site da instituição.
Benefícios da capacitação
Segundo o Departamento Nacional do Senac, quase 70% dos alunos dos cursos técnicos da instituição, até um ano após a conclusão, ingressam no mercado de trabalho. Já a Pesquisa Nacional de Avaliação dos Egressos do Senac, realizada pelo órgão, revela que 86,4% dos estudantes dos cursos livres e técnicos da instituição melhoraram o desempenho profissional após a formatura. Outros benefícios constatados pela pesquisa foram o aumento de salário ou renda (34%), promoção (21,5%) e primeiro emprego com carteira assinada (18,9%).
Áreas de destaque
Entre as maiores ofertas de bolsas de estudo, destaque para as áreas de Beleza (mais de 13 mil); Enfermagem (mais de 12 mil); Administração Geral (mais de 9 mil); Aplicativos (mais de 8 mil); e Segurança e Saúde no Trabalho (mais de 8 mil). Alinhado com as principais demandas do mercado de trabalho, neste ano o programa dispõe de mais de mil vagas em cursos relacionados com a inteligência artificial, entre eles Marketing de Conteúdo em Redes Sociais com Inteligência Artificial; Inteligência Artificial Voltada a Redes de Computadores; Inteligência Artificial – Conceitos e Práticas; Inteligência Artificial com Excel; e Inteligência Artificial Descomplicada.
Além das competências técnicas
De acordo com Maurício Pedro, gerente de Operações do Senac São Paulo, além das competências técnicas, a instituição se propõe a desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, que estimulam o aluno a construir o conhecimento e adquirir as habilidades necessárias ao fazer profissional. “Adotamos um modelo pedagógico, cuja perspectiva é promover a formação integral do aluno. O currículo está organizado por competências e conta com a realização de um projeto integrador que as articulam e promove espaço para solução de problemas e autonomia dos estudantes, ao desenvolver a capacidade crítica, a criatividade, a iniciativa, o protagonismo, a rápida tomada de decisões, o trabalho colaborativo em grupo, o espírito empreendedor, entre outros atributos valorizados pelo mercado”, diz.
Pedro destaca ainda a pesquisa “Future of Jobs”, do Fórum Econômico Mundial, indicando que a entrada de novas tecnologias de ponta transformou rapidamente a percepção das empresas em relação às principais competências técnicas profissionais exigidas pelo mundo do trabalho. “Pensando nisso e para trazer mais praticidade à rotina de estudos de seus alunos, o Senac São Paulo passou a oferecer um modelo mais flexível para cursos livres e técnicos, com conteúdos que mesclam aulas presenciais e a distância”.