Uma ótima oportunidade para jovens e adultos que que querem se capacitar em cursos de aprendizagem ou técnicos profissionalizantes gratuitos. O Senai-SP está com inscrições abertas, até as 21h do dia 4 de novembro, para mais de 4.500 mil vagas gratuitas.
Portas abertas para a Indústria
Para os cursos técnicos diurnos (www.sp.senai.br, links Processo Seletivo e Cursos Técnicos Comunidade), podem se inscrever candidatos que tenham concluído o 1º ano do ensino médio, comprovando matrícula no 2º ano do ensino médio e com, no mínimo, 14 anos na data de início do curso, previsto para começar em fevereiro do próximo ano. Para cursos realizados no período noturno, é necessário ter o ensino médio completo. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.
Os cursos estão distribuídos em mais de 24 áreas tecnológicas da Indústria, como Metalmecânica, Automação, Alimentos, Construção Civil, Química, Eletrônica, Energia, Gestão, Logística, Refrigeração/Climatização, Automotiva, Têxtil e TI.
Aprendizagem por meio de vagas gratuitas
Já a capacitação em aprendizagem (inscrições em www.sp.senai.br, links Processo Seletivo e Aprendizagem Industrial Comunidade), é direcionada para jovens que tenham, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluir o curso antes de completarem 24 anos. Dependendo da área tecnológica pleiteada, a idade também vai variar entre 16, 17 e 18 anos. Além disso, é preciso comprovar matrícula no ensino médio ou conclusão deste nível de ensino até o começo das aulas.
De olho no mercado
De acordo com Breno Ortiz Azeredo Sousa Andrade, supervisor em Educação Profissional do Senai-SP, os cursos consideram as demandas da Indústria, mantendo um constante foco na identificação das necessidades de profissionais, as habilidades mais procuradas e as tecnologias em ascensão. “Esse trabalho resulta em uma educação profissional de qualidade, com aprimoramento constante, garantindo que os cursos sejam frequentemente revisados e atualizados para refletir as mudanças no mercado de trabalho, incorporando novas tecnologias, metodologias e demandas específicas”.
Além das habilidades técnicas, propiciadas por meio de uma aprendizagem prática e significativa, Andrade destaca a preocupação do Senai-SP com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e letramento digital, que são cruciais para o sucesso profissional. “Esse desenvolvimento ocorre por meio de estratégias de aprendizagem desafiadoras, como pesquisa aplicada e projetos, que propiciam o desenvolvimento completo do aluno”, completa.
Provas
As provas relacionadas aos cursos técnicos serão digitais e realizadas até 25/11/2024, na unidade escolhida pelo candidato. Já a avaliação para aprendizagem acontece no dia 24 de novembro, das 8h às 11h. Em ambos os casos, serão 60 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão do ensino fundamental II, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Ciências.
Não perca tempo e se inscreva agora nas vagas gratuitas do Senai-SP.
Foto: Camilla Suescun/Senai-SP