Instituto visa preparação de jovens para o mercado profissional

21 de março de 2024

Escrito por: Claudinei Nascimento

O Instituto PROA está com inscrições abertas para sua preparação de jovens on-line e gratuita para o mercado de trabalho. São 35 mil vagas de capacitação profissional disponíveis, das quais 15 mil somente para o estado de São Paulo.

A preparação de jovens para o mercado de trabalho

A formação tem como alvo aqueles que buscam o primeiro emprego. São 100 horas online, distribuídas pelo período de três meses. Sendo assim, as aulas começam no início em 27 de maio na Plataforma PROA para jovens de 17 a 22 anos, que concluíram o ensino médio em escolas públicas.

Nesse sentido, os interessados devem se inscrever até o dia 14 de abril no site www.proa.org.br, no qual os interessados podem acessar todas as unidades e localidades em que o PROA está presente.

Processo seletivo para a preparação de jovens

Após a inscrição pelo site, será necessário responder a um teste básico de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, também será realizada a Análise de Perfil, a fim de observar se há o cumprimento de todos os pré-requisitos estabelecidos. “O processo serve para observarmos mais a garra, o brilho no olho e momento de vida desses jovens, seu compromisso e interesse real em participar do programa”, esclarece o gerente do Instituto PROA, Wesley Linares.

De acordo com Linares, os selecionados para a preparação de jovens participarão de quatro módulos. O primeiro é o de Autoconhecimento, no qual os alunos estabelecem uma linha do tempo da vida, aprendem a criar um projeto, entendem suas potencialidades e observam oportunidade de melhoria. 

Programação da preparação de jovens

No módulo de Projeto Profissional, são transmitidos aprendizados para que eles compreendam como planejar a sua carreira, saber por onde atingir seus objetivos. “Aqui eles também entendem como elaborar currículo, recebem dicas para participação em processos seletivos e como se portar no ambiente organizacional”, diz Linares. 

Um terceiro módulo, o de Raciocínio Lógico, traz na prática a resolução de problemas e o desenvolvimento de pequenos projetos. Por fim, o módulo de Comunicação tem como objeto permitir que os alunos se comuniquem de maneira mais adequada. “O olhar, nesses casos, estão sempre voltados para o que eles enfrentarão no mundo do trabalho”, afirma o gerente do PROA.

Após a formação, os participantes do programa podem participar de processos seletivos em grandes empresas. “Entre os formados no projeto, cerca de 70% estão empregados, o que comprova o alcance de mobilidade social e inclusão produtiva desses jovens que, geralmente, iniciam como aprendizes”, finaliza Linares. 

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho. Desde então, já formou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um desenvolvedor Java júnior. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar