Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que o trabalhador brasileiro leva, em média, um ano e meio para conseguir uma vaga. Diante deste cenário, é preciso que este público esteja antenado com as habilidades e competências exigidas para ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.
Neste sentido, o estudo “Indicadores de Qualidade do Egresso do Ensino Técnico”, baseado na Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que jovens que buscam uma formação profissionalizante estão mais bem inseridos no mercado de trabalho em comparação com aqueles que apenas concluíram o ensino médio regular.
No Brasil, entretanto, em torno de 10% dos alunos apenas estão matriculados em cursos profissionalizantes, índice que chega a mais de 40% na União Europeia, razão pela qual o Plano Nacional de Educação prevê triplicar o número de matrículas nesta modalidade até 2024.
Oportunidades de cursos técnicos do Senai-SP
E uma das instituições que têm contribuído para melhorar esses indicadores é o Senai-SP. A instituição está com inscrições abertas, até 2 de maio, para 2.800 vagas. Desse modo, os cursos iniciam no segundo semestre deste ano distribuídas em diversas áreas.
São elas: Administração, Alimentos, Construção Civil, Eletrônica, Eletroeletrônica, Gráfica e Logística. Além de Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Plástico, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Têxtil.
Os interessados devem ter no mínimo 14 anos ao iniciar o curso, além de ter concluído a 1ª série do ensino médio para ingressar em turmas do período da manhã ou tarde ou nível médio completo para modalidades cursadas à noite.
Além disso, já são 29 mil alunos matriculados em cursos técnicos em 2023, todos gratuitos e voltados para a formação profissional, ou seja, para pessoas que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho por meio de uma capacitação teórica e prática, focada nas mais diversas áreas tecnológicas do ramo industrial.
Busca por técnicos
De acordo com o levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria, devem ser abertas 77 mil vagas de nível técnico pelas indústrias brasileiras. O mesmo estudo indica que as vagas de nível técnico vão representar aproximadamente 20% de todos os empregos industriais criados no país. Dessas vagas, 30%, ou 23.100, estão no estado de São Paulo.
Para se inscrever
Portanto, para participar nos cursos técnicos do Senai/SP, basta inscrever-se no site e realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 40,00.