O setor de Tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil. Em consequência deste cenário, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado está oferecendo 123 mil vagas para o programa profissionalizante de TI, “Qualifica SP”, distribuídas em cinco cursos.
Um dos objetivos é desenvolver mão de obra especializada em áreas que precisam de novos profissionais, como é o caso de técnico de informações. A iniciativa vem em boa hora, haja vista que, de acordo com o relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos trabalhadores para atuar no segmento em todo o país.
Oportunidades exclusivas
Do total de vagas, o programa profissionalizante de TI disponibiliza 7 mil para pessoas com deficiência (PcDs) e 58 mil para mulheres. Além disso, pessoas negras terão prioridade para ocupá-las.
Informações sobre o programa profissionalizante de TI
Os cursos são online, de maneira remota, isto é, em casa. Para desenvolver os ensinamentos, o programa profissionalizante de TI conta com o apoio das empresas: ADA Tech, Impacta e Softex Campinas.
Dessa maneira, as inscrições vão até o dia 30 de abril e os interessados precisam se inscrever por meio do site. Por fim, os participantes têm a chance de concorrer a vagas de trabalho e estágio nas empresas parceiras.
Conheça as opções do programa profissionalizante de TI
Softex – Desenvolvedor Full Stack e Desenvolvimento Mobile
O curso de desenvolvedor Full Stack possui o adicional de treinamento comportamental para o mercado, o curso é dividido em três etapas. Nesse sentido, a primeira possui 3.000 vagas, com 180h de duração. Os melhores 500 alunos passam para a segunda fase. Já na última, os 100 alunos que se destacarem poderão fazer um estágio de 6 meses nas empresas parceiras, com carga horária de 30h semanais e bolsa-auxílio de R$ 800,00.
Já em Desenvolvimento Mobile, o aluno desenvolve as habilidades para realizar aplicações mobile nativas para Android e iOS, além de implementar medidas de segurança, otimização e escalabilidade em aplicações.
ADA – Web Front-End e Dados
O projeto <Primeiro Código> faz parte do programa “Qualifica SP”, em parceria com a Ada. Dessa maneira, a oportunidade é gratuita para jovens, residentes no estado de São Paulo, que estão buscando o primeiro emprego na área de Tecnologia.
São 60 mil bolsas para mais de 30 horas de aulas em trilhas digitais, exercícios e avaliações para introduzir os primeiros conceitos de computação e suas principais aplicações no mundo DEV, além de uma trilha eletiva para conhecer um pouco mais sobre a área de dados.
Dessa maneira, ao final, serão selecionadas de 50 a 100 pessoas para ganhar uma formação completa de 324h em Front-End com React, uma das principais tecnologias para desenvolvimento de sistemas e sites, além de uma possibilidade de contratação pelas empresas.
Impacta – Engenharia de Dados e Formação BackEnd Developer
O curso profissionalizante de TI oferece uma trilha de capacitação profissional dividida em duas etapas. A primeira conta com 3.000 vagas, em que os participantes percorrerão as ferramentas de criação de sistema, gestão e acompanhamento e visualização de dados.
Desse modo, a segunda parte reúne os 150 melhores alunos que receberão uma bolsa de 100% na Faculdade Impacta durante um semestre e, também, um estágio com remuneração de R$ 2.000,00 por, no mínimo, um ano.