De acordo com o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), o país conta com 8,5 milhões de artesãos. É um movimento que cresce todos os dias, aumentando também o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Nesse sentido, o artesanato brasileiro movimenta em torno de R$ 100 bilhões por ano.
Sabendo da importância dos profissionais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo está oferecendo 850 vagas para o curso online “Mãos e Mentes Paulistanas”. Voltado para artesãos, o programa oferece aos empreendedores manuais uma capacitação voltada à gestão e desenvolvimento do negócio.
Saiba mais sobre o curso online para artesãos
Com duração de sete semanas, totalizando 30 horas de aula, o curso online para artesãos é realizado em uma plataforma digital, com acompanhamento de monitores especializados que facilitam a interação e o uso da tecnologia.
Com o intuito de melhorar as habilidades dos profissionais, o curso aborda temas essenciais para fortalecer o próprio negócio, ou seja, vendas online, marketing digital, elaboração do plano de negócio, desenvolvimento de coleção, gestão financeira, planejamento de futuro, controle de produção, formalização e parcerias.
Nesse sentido, os ensinamentos podem ser feitos em qualquer dia e horário da semana. No entanto, o curso online para artesãos também contará com aulas que complementam o conteúdo, isto é, o candidato consegue tirar dúvidas com os professores, além de promover a interação entre os participantes.
Durante o ensinamento, o participante será acompanhado pela equipe de monitoria do programa, melhorando os seus conhecimentos.
Pontos de vendas
O curso online para artesãos traz uma notícia boa: após a conclusão, os profissionais têm a oportunidade de expor e comercializar seus produtos nos pontos de venda oficiais do programa.
Para participar, o artesão precisa ser credenciado no programa; ser Microempreendedor Individual (MEI); disponibilidade para trabalho voluntário em escalas pré-definidas; e, por fim, oferecer produto artesanal produzido pelo próprio artesão. A seleção dos participantes é feita por meio de uma curadoria.
Durante o período de participação, os vendedores aprendem técnicas de venda, organização de vitrine, além de integrar a comunidade de artesãos da cidade.
Os artesãos e manualistas interessados em fazer parte do programa “Mãos e Mentes Paulistanas” precisam se inscrever no site oficial.
Saiba como se inscrever no curso online para artesãos
As inscrições para o curso terminam no dia 14 de abril. Portanto, o artesão deve preencher o formulário online para participar dos ensinamentos.
O curso começa no dia 17 de abril. Os encontros online acontecem às terças-feiras no YouTube. Já as aulas de reforço com monitores acontecem às quintas.
Acompanhe as dicas do Amarelinho e cresça profissionalmente
Gostou das nossas dicas? Saiba que o Amarelinho compartilha semanalmente notícias, artigos e vagas de emprego em nosso site e nas redes sociais. Nesse sentido, siga-nos e não fique de fora de nenhuma atualização.