Aproveite o período de isolamento para buscar capacitação

24 de março de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Trabalhadores devem aproveitar o tempo em casa e se preparar melhor para as exigências do mercado de trabalho.

 

O surto do coronavírus virou a economia de cabeça para baixo e obrigou as autoridades a orientar a população para permanecer em casa, a fim de evitar uma propagação ainda maior do vírus.
Se a situação já está posta, cabe ao trabalhador aproveitar da melhor forma este tempo, buscando, por exemplo, cursos on-lines e gratuitos, que possam oferecer a ele novas competências, habilidades e atitudes que farão a diferença na hora de buscar uma oportunidade de trabalho. 

Paula Souza é uma das opções para quem quer fazer curso gratuito e on-line.

Diante deste cenário, muitas empresas disponibilizam conteúdos gratuitos, sem a necessidade de deslocamentos. O  Sebrae (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae), ajuda quem possui ou quer abrir um negócio próprio com cursos como Marketing Digital para o Empreendedor, Gestão Financeira, Atendimento ao Cliente, Gestão de Pessoas e Como Vender pela Internet. 

Já a Fundação Getulio Vargas (https://bit.ly/2wgLePO) tem como opções gratuitas 60 cursos, entre os quais Fundamentos de Marketing, Introdução às Finanças, RH, Introdução à Comunicação na Era Digital e Redes Sociais: Conceitos e Organização.

Mais oportunidades estão disponíveis no Senai (https://bit.ly/397L1M3), para cursos com temáticas diversas, como Indústria 4.0, Fundamentos de Logística, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Lógica de Programação e Segurança no Trabalho.

A Trevisan Escola de Negócios (www.trevisanonline.com.br) também disponibiliza quatro cursos on-line: Liderança e Inovação em uma Economia Digital; Aplicações de Data Analytics; Contabilidade, Gestão de Custos e Compliance; e Ética Corporativa e Prevenção a Fraudes. 

Por sua vez, a Impacta (https://www.impacta.com.br/hotsites/your-way) liberou os seguintes cursos gratuitos em sua plataforma: Word, Excel, Big Data – Introdução e Oportunidades;  Comunicação para Líderes; Photoshop CC 2019 e Illustrator CC 2019, entre outros.

Os cursos livres do Centro Paula Souza (mooc.cps.sp.gov.br) também são alternativa para quem quer estudar em casa. São 12 opções como Autocad, Arduíno, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas.
 

Importância

Buscar capacitação é importante e permite que o candidato saia na frente da concorrência, até mesmo porque uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) chama atenção para um dado negativo: 78,5% dos trabalhadores brasileiros não estão fazendo cursos de requalificação para ingressar no mercado, o que representa praticamente quatro em cada cinco profissionais.  

Para o gerente de projetos da CNDL, Daniel Sakamoto, o alto índice de pessoas que não estão atrás de aperfeiçoamento profissional surpreende por ser frequente a informação, por parte de empresários, de que muitas vagas são abertas e não preenchidas por falta de qualificação profissional, seja por questões técnicas ou comportamentais.
Sakamoto, porém, faz um alerta. “É preciso buscar capacitação que esteja associada às demandas do mercado e em funções relevantes para o desenvolvimento de áreas, como a indústria, comércio, serviços e empreendedorismo.”
Rodrigo dos Santos Lopes Almeida, 30 anos, sabe, na prática, a importância de uma boa qualificação. Em 2014, ele chegou de Manaus, onde deixou família e trabalho, para buscar uma nova vida em São Paulo. Era também necessário buscar um novo emprego e, para isso, amigos indicaram para ele o jornal O Amarelinho 

Em uma das edições, em novembro daquele ano, chamou sua atenção o curso gratuito de Técnicas Administrativas com Básico em Seguros, oferecido pelo Instituto Porto Seguro. Aprovado na seleção, ele viu na capacitação a chance de se aperfeiçoar e uma porta de entrada para ingressar na empresa”, diz.
Para tanto, se destacou no curso e, logo, viria a recompensa por este esforço. Passou por algumas áreas da empresa e, hoje, atua como técnico em monitoramento pleno. “É importante evoluir, ser protagonista de sua própria história.” 

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar