Centro Paula Souza divulga a abertura de inscrições para modalidade on-line da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Centro Paula Souza (CPS) está com inscrições abertas até 28 de janeiro para o ensino médio gratuito a distância na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os candidatos devem ter mais de 18 anos e apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental. Para se inscrever, é necessário fazer um pré-cadastro on-line pelo site www.cps.sp.gov.br – links EaD e EJA online. Depois, é necessário encaminhar cópias autenticadas da documentação pelo correio.
As aulas são on-line e funcionam como uma alternativa prática para quem não tem certificação de nível médio e pretende fazer um curso técnico profissionalizante, ingressar no ensino superior ou buscar uma vaga no mercado de trabalho. Não há limite de vagas e não é necessário participar de processo seletivo.
A formação se dá por meio do modo autoinstrucional (autodidata), em que o participante estuda por conta própria, sem acompanhamento de tutores, mas com material didático, que inclui agendas de estudo com vídeos, textos e exercícios com correção comentada em um ambiente virtual de aprendizagem.
A versão 2020 do curso teve seu modelo atualizado. Antes, ele era seriado, ou seja, os conteúdos estavam distribuídos entre o primeiro, segundo e terceiro anos do nível médio. Neste perfil, entre 2016 e 2019, 171 alunos concluíram a formação. Agora, o conteúdo está dividido em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de espanhol como disciplina optativa. “Acreditamos que esta mudança facilitará a conclusão e, consequentemente, atrairá mais candidatos para o curso”, destaca Carlos Maio, coordenador de projetos do Grupo de Estudo de Educação a Distância do Centro Paula Souza.
O aluno conclui o curso após aprovação nos exames presenciais que, geralmente, acontecem em abril, agosto e novembro de cada ano em quatro escolas técnicas, entre elas a ETEC São Paulo, no bairro do Bom Retiro. “É o aluno que determina o seu próprio ritmo”, encerra Maio.