Instituto PROA oferece 320 vagas para qualificação profissional de jovens

9 de setembro de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento

Candidato deve cursar ou ter concluído o 3° ano do ensino médio em escola pública, ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família e idade entre 17 e 19 anos.

 

O Instituto PROA está com inscrições abertas (https://www.proa.org.br/p/aluno-proa) para 320 vagas ao curso de qualificação profissional gratuita em São Paulo. Podem participar jovens de 17 a 19 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o 3° ano do ensino médio em escola pública e com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família.  

O curso tem duração de seis meses e pode ser realizado no período da manhã ou tarde, sempre no contraturno escolar, caso o candidato seja estudante. A próxima turma começa as aulas no início de 2020.  

Para atender às exigências das empresas, são trabalhadas competências comportamentais e socioemocionais, como capacidade para trabalhar em grupo, resiliência e criatividade, além das disciplinas técnicas, entre elas práticas administrativas, informática, comunicação, redação e matemática. Destaque também para ações que enriquecem o repertório cultural dos alunos, como passeios a museu e teatros, unindo entretenimento e aprendizado.
Para Rodrigo Dib, diretor executivo do instituto, percebe-se uma procura incessante das empresas por profissionais que tenham a característica de demonstrar paixão pelo que se faz e, esta, infelizmente, não está disponível em prateleira de cursos, não existe dinheiro capaz de criá-la. “Estamos falando de acreditar, fazer com determinação, de não haver linha divisória entre o que você faz no trabalho e a vida pessoal.” 

De olho nessa tendência, o objetivo é que o jovem saia preparado para encarar o mercado de trabalho e os competitivos processos de recrutamento e seleção. E os resultados têm sido satisfatórios. Dados dos últimos três anos mostram que 85% dos jovens formados no instituto estão trabalhando em grandes empresas.
 

Animação 

Esse alto índice de empregabilidade anima a jovem Jady Iasmin Camillo, 18 anos, que está no programa de capacitação desde julho. Ela concluiu  o ensino médio e busca seu primeiro emprego, preferencialmente, na área administrativa. E demonstra confiança. “Me sinto bem mais preparada. Hoje, entendo como devo me comportar em uma empresa e quais posturas ter em uma entrevista de emprego”, explica.  

A conquista de uma oportunidade de trabalho será fundamental para Jady cumprir outra etapa de sua trajetória, que é ingressar em uma faculdade de Fisioterapia. E este é apenas um primeiro passo para sua vida acadêmica. “Aqui, somos estimulados a dar continuidade aos estudos e quero fazer mestrado, doutorado”, finaliza ela, com entusiasmo.

 

Legenda da foto em destaque: Jady Iasmin Camillo, no destaque, está animada com o curso de capacitação.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar