Universidade Estadual Paulista (Unesp) recebe, até 8 de setembro, os requerimentos dos interessados na isenção ou redução de 50% da taxa de R$ 170,00 para o Vestibular 2020.
Podem pedir isenção os vestibulandos cadastrados no CadÚnico, com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou total de até três salários mínimos. Para tanto, é necessário preencher o Número de Identificação Social (NIS) no ato do requerimento de isenção.
A isenção é possível também para os que concluíram ou concluirão este ano o ensino médio, desde que tenham cumprido todo o currículo em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Nesse caso, é preciso também que a renda familiar bruta mensal seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.
Já o pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular, que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados.
É oferecida ainda redução automática de 75% aos cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista. O período para cadastramento destes candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral, de 9 de setembro a 7 de outubro.
Para isenção e redução da taxa, os candidatos devem preencher formulário de inscrição disponível no site www.vunesp.com.br.