O ano está apenas começando, mas já com uma excelente notícia para quem quer seguir uma carreira pública. A Petrobras está com inscrições abertas, até 31 de janeiro, para processo seletivo que oferece 916 vagas imediatas e mais 5.496 para formação de cadastro de reserva ao cargo de profissional Petrobrás de nível técnico júnior. Dessa maneira, em ambos os casos, 20% são reservadas para pessoas com deficiência e outras 20% para autodeclarados(as) negros(as).
Além de formação específica nos segmentos abaixo, é necessário ter no mínimo 18 anos de idade, no entanto, não precisa de experiência anterior na área. Portanto, as posições estão assim distribuídas:
Áreas de atuação
- Enfermagem do Trabalho
- Inspeção de Equipamentos e Instalações
- Logística de Transportes – Controle
- Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica
- Operação
- Operação de Lastro
- Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação e Mecânica)
- Química de Petróleo
- Segurança do Trabalho
- Suprimento de Bens e Serviços – Administração.
Processo seletivo da Petrobras
A seleção acontecerá por meio de prova objetiva, no dia 24 de março em 35 cidades por todo o Brasil, incluindo todas as capitais e outras como Campinas, Cubatão, Mauá, Paulínia, Santos e São José dos Campos.
Sendo assim, ela terá caráter eliminatório e classificatório e será composta por 100 questões, sendo 40 de conhecimentos básicos (língua portuguesa e matemática) e 60 de conhecimentos específicos.
Nesse sentido, o resultado final da prova objetiva estará disponível 19 de abril e os classificados nesta etapa passam ainda por uma avaliação multiprofissional, agendada para os dias 27 e 28 de abril.
Remuneração e benefícios
Os aprovados receberão uma remuneração mínima inicial de R$ 5.878,82. Além disso, a Petrobras também oferece previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício-farmácia), além de benefícios educacionais para dependentes, participação nos lucros e resultados (PLR) e um plano de carreira atrativo, com possibilidade do(a) empregado (a) crescer na sua própria ênfase de nível técnico e atingir cargos de liderança, como supervisor(a), gerente ou consultor(a).
Inscrições para processo seletivo da Petrobras
As inscrições acontecem pelo site e a taxa de participação custa R$ 62,79, com data limite para o pagamento até 21 de fevereiro. Entretanto, a isenção da taxa é concedida para pessoas que pertençam à família inscrita no CadÚnico e aos doadores(as) de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Desse modo, o certame terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras.