Parece óbvio, mas ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho ajuda a trocar informações com seus colegas. Mas, além disso, projeta o profissional, por ser uma das características mais valorizadas no ambiente organizacional . Exercê-la, além de aprender coisas novas, é uma forma de esclarecer suas dúvidas e mostrar seus métodos de trabalho.
O que é uma boa comunicação?
Podemos dizer que uma pessoa se comunica bem quando ela deixa claro o que precisa e de forma respeitosa para todos os seus ouvintes. E isso evita certamente situações como o retrabalho, estresse, fofocas, dificuldades de relacionamento e até casos mais graves, como demissões e processos judiciais. E isso é mais comum do que parece.
Segundo uma pesquisa realizada pela Isma Brasil, cerca de 72% das pessoas estão descontentes com seus empregos. E uma boa comunicação é essencial para que todos trabalhem em harmonia, evitando problemas e desentendimentos e contribuindo para a eficiência nos resultados de uma empresa. A seguir, algumas dicas para você se comunicar bem:
Assim, o Amarelinho compartilha com você 6 dicas para adquirir uma boa comunicação no trabalho. Confira!
1 – Faça contato visual
O primeiro passo para ter uma boa comunicação é olhar nos olhos de uma pessoa, que é a maneira mais segura e eficaz de transmitir confiança. Ou seja, sem palavras, podemos transmitir interesse ao nosso interlocutor.
2 – Gestos
Segundo especialistas, 90% da comunicação que transmitimos não é verbal, mas gestual. Portanto, os movimentos do nosso corpo falam muito mais do que pensamos, mesmo que inconscientemente. Às vezes, um gesto pode persuadir, convencer e criar confiança muito mais do que um discurso elaborado.
3 – Direto ao ponto
Dominar as habilidades de comunicação não significa falar muito, fazendo apresentações longas. Nesse sentido, procure ideias claras e não se enrole ao transmitir mensagens precisas. Seja objetivo em suas considerações.
4 – Ouça antes de falar
Um bom comunicador é sempre um bom ouvinte. Quem sabe ouvir não perde informações, faz perguntas apropriadas e entende o seu interlocutor. Logo, você pode demonstrar interesse e empatia com frases como: “Fale mais sobre esse tópico”, ou “Estou interessado no que diz. Diga mais detalhes para entender por que você pensa assim”.
5 – Faça mais perguntas
Você não precisa ter todas as respostas. Além disso, conseguir expressar abertamente suas dúvidas e admitir que não entendeu uma ideia lhe permite alcançar uma melhor compreensão.
Lembre-se de que o mal-entendido é o inimigo da comunicação. Resuma o que foi com suas próprias palavras para garantir que você esteja em sintonia com o seu interlocutor.
6 – Leia
Por fim, a leitura melhora as nossas habilidades de comunicação tanto oral quanto escrita. Dessa forma, esse hábito ainda ajuda a ter uma melhor ortografia, ampliando o vocabulário.
O Amarelinho também é informação
O Amarelinho é um dos mais influentes sites de emprego do Brasil. Além de vagas para as mais variadas áreas, compartilhamos dicas em nosso blog para complementar o seu currículo profissional.
Até logo!