Discriminação estética: o que é e como agir?

10 de janeiro de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Nos últimos anos, o termo beleza foi transformado para padrão de beleza. Nesse sentido, as pessoas que não se enquadram nessa nova definição sofrem discriminação estética por não terem o corpo, cabelos e vestimentas “adequadas” para fazer parte da sociedade.

Seja nos meios de comunicação, no ônibus, no ambiente escolar, no futebol ou na internet, o preconceito atinge toda a sociedade. Portanto, a discriminação estética pode acontecer dentro da família, na roda de amigos e, com mais frequência, no ambiente de trabalho.

O que é discriminação estética?

Não é só nas redes sociais que o indivíduo deve ter boa apresentação: o mercado de trabalho está cada vez mais exigente na questão estética. Muitas empresas procuram candidatos que se encaixem nos novos padrões de beleza, com o intuito de atrair clientes e/ou dar continuidade a um ambiente de trabalho que esteja de acordo com as definições estipuladas.

A discriminação estética pode acontecer de muitas maneiras: exclusão do colaborador pelo restante do time em razão do tipo de cabelo ou vestimentas, por olhares e risinhos por conta das suas tatuagens, piercings ou até mesmo por conta do peso. 

Nesse sentido, a expressão “aschimofobia”, que significa medo do feio, e que pode ser utilizada em um processo de trabalho por  discriminação estética.

Estou passando por isso. E agora?

Segundo a Constituição, o indivíduo é livre para ir e vir da maneira que achar mais adequada. Por isso, não pode sofrer pressões estéticas para estar de acordo com o padrão de beleza, que é subjetivo, portanto inexistente.

Ao passar por alguma discriminação, o colaborador deve encaminhar as queixas para o setor de RH. O ideal é conversar sobre o ocorrido para encontrar uma solução imediata. Contudo, se não resolver, o profissional pode entrar com uma ação trabalhista pela discriminação estética.

Outros tipos de discriminação

Racismo, machismo, LGBTQIA+fobia, capacitismo e intolerância religiosa são outras formas de discriminação que, infelizmente, também estão presentes no mercado de trabalho. 

Segundo pesquisa Datafolha, realizado em 2018, três em cada 10 (30%) pessoas declararam que passaram por algum preconceito devido à sua classe social, 28% já passaram por alguma situação em virtude do local de moradia, 26% por conta de sua religião, 24% por questões de gênero, 22% por sua cor ou raça e 9% por sua orientação sexual.

Como combater a discriminação no ambiente de trabalho

– Fazendo contratações pela expertise e não pela beleza;

– Promovendo a diversidade dentro da empresa;

– Criando políticas rigorosas contra a discriminação;

– Oferecendo um canal de denúncias e ajuda psicológica.

 

O Amarelinho é contra qualquer tipo de discriminação!

O Amarelinho luta pela igualdade de gêneros e por um ambiente de trabalho saudável. Por isso, o site compartilha frequentemente artigos sobre os direitos trabalhistas, novidades sobre o mercado de trabalho e muito mais. Continuaremos com a nossa missão até termos um mundo melhor. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar