No mundo do trabalho, construir uma carreira pode ser uma tarefa difícil quando se analisa a diversidade de variáveis que influenciam nessa dinâmica. No mercado atual, pautado por uma série de transformações cotidianas e exigências cada vez maiores, desenvolver-se profissionalmente tornou-se um processo cíclico, ou seja, um movimento contínuo que transcende as antigas abordagens pautadas somente em treinamentos e avaliações anuais.
Hoje, é possível dizer que o feedback é uma variável fundamental para a evolução de qualquer profissional, independentemente do setor de atuação. Em síntese, o feedback nada mais é do que um momento no qual ocorre a troca entre pessoas que trabalham juntas. Ele serve tanto para reforçar determinados comportamentos quanto para dar visibilidade a pontos que necessitam de melhorias para o efetivo equilíbrio das atividades produtivas.
Qual seria o melhor momento para dar o feedback?
Inicialmente, é importante enfatizar que existem alguns desafios para construir uma cultura de feedback. Isso ocorre porque, como qualquer outra relação social construída em sociedade, sempre existe a possibilidade da negativa em relação à reação do outro. Nesse sentido, para superar esse obstáculo, estabelecer um ambiente de confiança e comunicar-se abertamente é essencial para, de fato, ter resultados a partir do feedback.
O feedback não necessariamente precisa estar ligado a uma negativa. Na realidade, em momentos nos quais o colaborador esteja fazendo as entregas, alcançando ou até mesmo superando as expectativas, esse retorno serve justamente para dar o reconhecimento e a motivação que o trabalhador merece pelo ótimo desempenho.
É uma excelente forma de manter a equipe motivada. No entanto, em casos em que são necessárias mudanças, o feedback mostra-se ainda mais importante, afinal de contas, às vezes, é necessário ter somente uma conversa para conseguir melhorar determinadas ações.
Dicas para uma abordagem eficaz
Para dar o feedback, o ideal é ir direto ao ponto. De fato, evitar introduções prolongadas é a melhor alternativa para evitar a ansiedade. Desse modo, ao chamar o colaborador para conversar, é importante deixar claro que foram identificados pontos de melhoria, além de questionar se gostaria de conversar sobre essa questão.
É importante, também, deixar evidente que tal ação está impactando negativamente nas entregas dele ou na atuação da equipe na totalidade. O elementar é se colocar no lugar do outro, afinal de contas, ninguém gosta de ouvir que não está fazendo seu trabalho direito.
Feedback contínuo como estratégia de gestão
O feedback contínuo promove uma relação mais próxima e transparente entre líderes e equipes. Quando bem aplicado – de maneira respeitosa, específica e construtiva –, abre espaço para o diálogo e o autoconhecimento.
Do ponto de vista das empresas, o feedback contínuo contribui diretamente para a retenção de talentos. Atualmente, muitas companhias utilizam um sistema de gestão de pessoas para estruturar ciclos de feedback e acompanhar o progresso individual dos funcionários.
Ferramentas como essas permitem fazer o registro dos retornos, definir metas de desenvolvimento e monitorar indicadores de desempenho. No fim, o feedback contínuo deve ser visto como um pilar essencial para o desenvolvimento profissional e a criação de uma cultura de escuta e confiança.